Alunos, professores, familiares e moradores do bairro Jardim dos Comerciários, região norte de Belo Horizonte, puderam participar, hoje, (31/08) de ações de mobilização e promoção da saúde, durante o evento “Super no seu bairro”. As atividades, realizadas pelo jornal Super Notícia, aconteceram na Escola Estadual Djanira Rodrigues de Oliveira e tiveram o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Toda a comunidade escolar presente no encontro pode levar para casa materiais informativos sobre a dengue e conhecer o programa Dengue Mob – projeto em que a população cadastra ações de mobilização social contra a doença e concorre a prêmios no final de cada mês. Para orientar as crianças sobre os riscos da doença, foi distribuído o Almanaque Edi e Gita e a história em quadrinhos “Deu a louca no Mundo da Fantasia”. Ambos contêm informações ilustradas e com uma linguagem diferenciada para o público infantil.

 

A professora Maria Angélica Costa dos Santos, 52 anos, levou vários materiais para seus alunos no Dengômetro – estande com diversos materiais informativos. Ela dá aulas de reforço e pretende trabalhar com as crianças informações de prevenção de doenças. “O material distribuído é muito bem feito e vou poder trabalhar com meus alunos a questão da interpretação de textos, redação e combate à dengue, tudo ao mesmo tempo”, apontou.

O público do evento também recebeu da equipe de mobilização da SES panfletos informativos sobre a gripe. O material distribuído continha importantes dicas para a população. São medidas simples que contribuirão na prevenção das doenças respiratórias, que se propagam com maior facilidade no tempo seco.

De acordo com o último Boletim da Gripe divulgado, já foram confirmados em Minas Gerais, neste ano, 391 casos de Síndrome Gripal Grave (SRAG). Deste total, 88 pessoas chegaram ao óbito.

Em função dessa alta incidência, a SES intensificou as ações de combate à influenza e disponibiliza um serviço telefônico para orientações relacionadas ao tratamento e enfrentamento da gripe. O número é o 0800 031 0161. Já os profissionais da área de saúde podem ter acesso a todos os protocolos e recomendações sobre a doença no site www.saude.mg.gov.br/gripe.

Para se prevenir contra a influenza a moradora do bairro Jardim dos Comerciários, Rosilene Almerinda Rodrigues, 32 anos, levou para casa o informativo da gripe. “É sempre bom ter orientações corretas e procuro estar sempre bem informada”, contou.

Mães de Minas

As mães com filhos até um ano de idade e gestante também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto “Mães de Minas – a vida merece esse cuidado”. A SES montou um estande no evento e, através dele, as gestantes e mães puderam se cadastrar na Central 155 - canal de atendimento telefônico que tem por objetivo acompanhar e orientar a gravidez para redução da mortalidade materna e infantil.

Grávida de cinco meses, a auxiliar do lar Alcislane Santana das Mercês, 26 anos, aproveitou para fazer seu cadastro. Esta é sua segunda gestação e, agora, contará com o apoio da equipe do 155. “Ontem fiz um ultra-som e o médico disse muita coisa técnica que fiquei sem entender. Foi muito saber que existe essa central para orientar a gente. Isso é muito importante para as mães que não tem grandes condições”, elogiou.

Recentemente, o projeto comemorou o cadastro de 100 mil mães e o cumprimento da meta prevista para o final do ano. Com o alcance do número estipulado anteriormente, a SES pretende agora conseguir mais 50 mil cadastros até o final do ano. Após o cadastro, as mulheres passam a ser acompanhadas pela equipe de um call center e recebem um atendimento humanizado. As atendentes alertam as gestantes das consultas e exames necessários e avaliam como elas estão sendo atendidas pela rede pública de saúde. Uma equipe médica também realiza plantões para tirar dúvidas que as mães tenham no período gestacional.  

Durante o evento, o público também pode participar de atividades como cadastro para vagas de emprego, emissão de RG, aferição de pressão arterial e glicose, atendimento jurídico, oficina de leitura infantil, pintura facial, maquiagem, corte de cabelo e entretenimento com vídeo game, balões e personagens infantis.

 

Por Alexandre Dutra