A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quinta-feira (29/08), a primeira capacitação da Caderneta de Saúde do Adolescente. O evento teve como objetivo sensibilizar e qualificar os profissionais da Saúde e da Educação do município de Ubá, assessorando na construção de um plano integrado para implantação da Caderneta da Saúde do Adolescente.

O Gerente Regional de Saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, falou sobre a integração de diversas áreas em prol do adolescente mineiro. “A análise conjunta do contexto de inserção dos jovens na sociedade e a integração das Políticas Públicas são de fundamental importância na perspectiva das ações de prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida dos nossos jovens, sinalizando para que o futuro de Minas e o Brasil seja o melhor lugar para se viver”.

A Caderneta de Saúde do Adolescente é um importante instrumento de cidadania, tendo como finalidade maior visibilidade ao público adolescente e subsidiar os serviços de saúde na atenção integral desta população garantindo a avaliação dos principais aspectos para seu crescimento e desenvolvimento.

O guia, que possui dois modelos: um para meninas e outro para meninos, reúne informações sobre como evitar doenças, orientações sobre saúde sexual, saúde reprodutiva, saúde bucal, mudanças no corpo e alimentação, além de trazer subsídios para os profissionais de saúde, como orientações para o atendimento à saúde de adolescentes, antropometria na atenção à saúde de adolescentes e estágios de maturação sexual – Pranchas de Tanner – para avaliação do desenvolvimento puberal.

Segundo a Coordenadora Estadual de Saúde da Mulher, da Criança e do adolescente/Viva Vida, Mônica Vallone Espósito Marchi, a Caderneta irá interferir na vida do adolescente e aproximá-lo do sistema de saúde. "O adolescente não está todos os dias na unidade básica de saúde e através da caderneta ele poderá receber as orientações de cuidado como orientações sexuais, saúde bucal e outras informações pertinentes a sua saúde, e isso é muito importante para nós. Outra importância da caderneta é que, com a aproximação dos adolescentes, nós podemos impactar na redução da mortalidade materno-infantil, ou seja, a adolescente que estiver grávida será melhor orientada. A orientação é o melhor caminho para o adolescente."

Para a referência técnica de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Maria Célia Motta Gressi, a caderneta é uma importante ferramenta no trato com o adolescente. "A caderneta é uma estratégia para a aproximação do adolescente ao serviço de saúde. Ela será a nossa ferramenta para trabalharmos a promoção e a prevenção da saúde junto dos adolescentes".

O encontro contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Saúde e Educação, do Conselho Tutelar, da Defesa Civil, da Saúde Mental, da Assistência Social e do Conselho Municipal de Saúde.

Por Graziele Martins