As gestantes de alto risco de Contagem acabam de ser presenteadas com a Casa de Apoio à Gestante e Puérpera, local onde vão receber assistência e cuidados especiais enquanto esperam a chegada do bebê. Inaugurada na manhã de hoje, 29/08, com recurso 100% estadual, a casa vai oferecer hospedagem, alimentação e atendimento especializado às gestantes de alto risco e às mães que acabaram de dar a luz e que necessitam de acompanhamento assistencial.

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve presente na solenidade de inauguração da Casa e anunciou novos investimentos em Contagem. “Muito se fala em redução da mortalidade infantil e materna e a Casa de Apoio a Gestante e Puérpera é fundamental para atingirmos nossa meta. Em Minas Gerais, esperamos ter inaugurado até o fim do ano 30 casas semelhantes a essa, para que as mulheres mineiras possam aguardar de forma adequada o momento do parto e acompanhar, com mais assistência, o filho que precisar ficar internado. A Política Materna Infantil tem trazido muitos investimentos que contribuem para a qualificação da rotina de trabalho e impactam nos índices de mortalidade. E é sabido que a valorização da Atenção Primária reflete-se nesses índices. Por isso, estamos alinhados com o governo federal e municipal e vamos, com recurso tripartite, sendo 50% provenientes do Estado, investir no Projeto de construção simultânea de 14 novas Unidades Básicas de Saúde aqui em Contagem”, anuncia o secretário.

Josiane Mara Bartolomeu, de 16 anos, grávida de 8 meses da Bianca, é uma das gestantes que vai utilizar a Casa. Ex-fumante, a adolescente apresenta sopro no coração. “Achei muito legal essa iniciativa. A casa é muito arrumada e bonita. Aqui sei que vou ter assistência e vou conseguir cuidar da minha filha”, acredita.

O secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, se diz satisfeito em participar de um evento de tão alta relevância para a população. “A gravidez é um momento importante e delicado na vida da mulher. Ter a preocupação com a gestante de alto risco é ter uma preocupação com o futuro”, afirma.

Para o prefeito de Contagem, Carlin Moura, a inauguração da Casa de Apoio à Gestante e Puérpera é um “ponto fundamental de apoio à Rede Cegonha e o primeiro passo para a consolidação do Centro Materno e Infantil. É um grande desafio estar à frente da saúde pública e o secretário Antônio Jorge, junto com o Helvécio, tem feito grandes parcerias conosco. O Governo do Estado tem um papel fundamental nas melhorias que temos conquistado para o SUS”, afirma.

Conforto e segurança

A Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera (mulher que deu à luz recentemente), que possui três quartos, banheiro, sala, copa, cozinha e área de serviço e área externa, vai acolher as gestantes de alto risco que necessitam de acompanhamento e observação e mães cujos filhos estejam internados em UTI Neonatais.

“A ideia do projeto é manter as mães próximas aos bebês, fortalecendo o vínculo afetivo entre eles e permitindo que a mulher acompanhe de perto a evolução clínica do bebê, além de estimular  e incentivar o aleitamento materno”, afirma a gestora do Projeto Mães de Minas, Carla Carvalho.

Por Silvane Vieira