A equipe de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) estará em Itamonte para realizar ações do Projeto Mães de Minas. As atividades iniciaram no dia 26/08 e vão até o dia  29/08 e têm como objetivo a diminuição da mortalidade infantil e materna em todo o Estado.

No primeiro dia de mobilização, a equipe da SES realiza uma reunião para alinhar as ações da campanha e discutir a atuação do Comitê em Defesa da Vida. O encontro contará com a presença de representantes da Regional, da Secretaria Municipal de Saúde e do próprio Comitê.

Ainda no dia 26/08, acontece a reunião intersetorial, importante evento que promove um diálogo entre os três setores da sociedade (governo, comércio e sociedade civil organizada), visando ao desenvolvimento de ações para a proteção e cuidado da mãe e da criança.

As atividades têm sequência no dia 27/08, quando serão realizadas novas reuniões para traçarem caminhos e disseminar as informações da campanha a pessoas e empresas que pretendam participar do projeto.

No penúltimo dia de trabalho em Itamonte, haverá um encontro com as gestantes do munícipio. Elas terão a oportunidade de conhecer e tirar todas as dúvidas sobre o projeto.

Sempre ao lado

Lançado em agosto de 2011, o Mães de Minas é um conjunto de ações de saúde voltadas para proteção e cuidado da gestante e da criança, com a atenção integral à saúde desde o início da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê.

A intenção é que 100% das gestantes mineiras sejam identificadas e acolhidas, utilizando de forma plena a Rede Viva Vida, possibilitando que todas as crianças nasçam com dignidade e vivam com saúde.

Para a efetivação do projeto, foi implantado o Sistema de Identificação da Gravidez, que utiliza como fonte de identificação de gestantes os serviços que prestam assistência à mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os centros de referência ou as unidades de urgência, tanto da rede privada, quanto da particular. Esse registro tem o consentimento prévio da gestante, sendo preservados todos os direitos de informação e garantido o sigilo dos dados coletados.

O Projeto também está conectado ao Lig Minas, uma central de atendimento sobre serviços prestados pelas instituições do Governo de Minas, como ferramenta de interlocução direta com a gestante, sua família e com os serviços de saúde, com vistas ao monitoramento da mãe e bebê.

O número do telefone para ligação, gratuita, de qualquer cidade mineira é o 155.

Por Flávio Brunelli