A partir de 23 de agosto, os novos moradores dos conjuntos habitacionais inaugurados pela Cohab Minas (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais) receberão materiais informativos sobre a Dengue. A ação trata-se de uma nova parceria firmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para potencializar as ações de mobilização de combate à doença.

Quando os imóveis de determinada região ficam prontos, a Cohab prepara um kit para cada morador contendo a chave da casa e os manuais da casa própria e do mutuário (guias com orientações para os moradores sobre o relacionamento com a Cohab, vizinhos e a comunidade local).

Os manuais já contemplam dicas importantes para a saúde e prevenção de doenças e, agora, estarão acompanhados de um material informativo específico para a prevenção da Dengue. Serão inseridos no kit panfletos, peças gráficas do Dengue Mob e o manual do mobilizador.

Para o presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior, essas ações reforçarão a conscientização do público de baixa renda e ajudarão a prevenir a doença.

"Esta é uma parceria de grande importância, tendo em vista o perfil social e econômico das famílias atendidas pela Cohab Minas. Hoje, a maior parte dos mutuários da Companhia é de mulheres chefes de família. São mães que certamente se preocupam com a saúde de seus filhos e que agora terão mais um instrumento para ajudá-las. Portanto, é fundamental que nossos conjuntos habitacionais estejam inseridos nas ações da Secretaria de Saúde", apontou.

A maioria dos empreendimentos habitacionais viabilizados por meio desta parceria está localizada no Norte de Minas e na região do Jequitinhonha/Mucuri. A expectativa é de que, até o final de 2013, sejam entregues aos mutuários 3.353 unidades habitacionais, dentro da parceria entre os Programas Lares Geraes-Habitação Popular/Minha Casa Minha Vida 2.  Todos esses novos moradores receberão os kits.

Dados

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Cohab Minas, a ação terá início no dia 23 de agosto, quando novos conjuntos habitacionais serão inaugurados.  A Assessoria ainda ressaltou que a população dessas regiões muitas vezes não tem acesso à internet e aos meios de comunicação de massa e a distribuição desses materiais informativos será um ótimo instrumento para difundir informações para esse público.

Segundo dados do último boletim epidemiológico, divulgado no início de agosto, foram notificados 490.955 casos da Dengue em Minas Gerais até o momento. Deste número, 255.272 foram confirmados e 99 chegaram ao óbito.

Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), a Cohab Minas é a principal executora do Programa Minha Casa, Minha Vida em Minas Gerais. Desde 2005, foram investidos R$ 800 milhões e, com isso, o Governo de Minas tem garantido o compromisso de oferecer habitações dignas a famílias mineiras que ganham até três salários mínimos.

Por Alexandre Dutra