A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) está em Água Boa, no Leste de Minas. O caminhão e a equipe que fazem parte do Programa Estadual do Controle do Câncer de mama do Governo de Minas, ficará na cidade até o dia 16/08 com o objetivo de realizar  o rastreamento e prevenção de mulheres na faixa etária de 45 a 69 anos de idade, incentivando-as a realizarem o exame regularmente para evitar que o câncer seja diagnosticado em estágio avançado.

Em março deste ano, a SES-MGentregou mais quatro caminhões equipados com mamógrafos à população mineira e agora uma frota de seis unidades móveis estão percorrendo todo o Estado. “A intenção do Governo de Minas  é levar o atendimento as usuárias de saúde da região que não tem acesso a mamografia, considerando que o câncer de mama é  o que mais mata mulheres”, declarou a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Aparecida Ribeiro Furbino.

Para o Prefeito, José Francisco Rodrigues e para a Secretária Municipal de Saúde, Eliene Margarida Marques, o apoio do Estado está sendo fundamental, pois a cidade não tem como atender a alta demanda de usuárias. O município é pequeno e não tem como dar assistência a todas as essas mulheres, muitas delas tem que percorrer mais de 130 quilômetros para realizar os exames preventivos em Guanhães.

A funcionária pública Ivonilde Pereira Alves, esperava ansiosamente na fila para ser atendida. Ela já havia feito uma mamografia há mais de dois em Belo Horizonte. “Estou achando ótimo poder realizar o exame aqui mesmo na minha cidade. A prevenção é importante para que não seja tarde demais e as consequências sejam piores, como a amputação do seio ou até a morte”, disse.

Ao realizar o exame na unidade móvel, a professora Ana Mendes de Oliveira, 52 anos, elogiou a qualidade do atendimento. “É a segunda vez na minha vida que realizo o exame e fui muito bem atendida pela equipe do município e do caminhão. É melhor se prevenir do que depois não ter como remediar”, frisou.

A unidade móvel está realizando 70 exames por dia, atendendo mulheres de Água Boa e região. A meta é atender a cerca de 800 mulheres no período.

Por Frederico Bussinger