Com o objetivo de alinhar as ações e os protocolos de tratamento da gripe, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu na tarde de hoje, 01/08, uma reunião com os membros do Comitê Estadual para o Enfrentamento da Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com ênfase na Influenza.

Devido à alta incidência de casos de gripe no Estado, que já supera os números do ano passado, o comitê resolveu lançar duas notas técnicas orientando novos procedimentos com relação ao tratamento da gripe. "Vamos orientar que o oseltamivir esteja disponível em todas as portas de entrada hospitalar e que seja disponibilizado para qualquer paciente que tenha a receita aviada com a medicação prescrita. Vamos também reforçar a orientaçao da prescrição do medicamento para todo paciente que apresente os sintomas da síndrome gripal. Com isso pretendemos diminuir o número de óbitos entre nossa população, já que é comprovado a eficácia do anti-viral nas primeiras 48h do início dos sintomas", afirma  o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques.

Até o momento, Minas Gerais apresenta 391 casos de Síndrome Gripal Grave (SRAG)  causada pelo vírus da gripe e 88 óbitos, com predomino do vírus H1N1. Para evitar que o Estado enfrente uma epidemia, a SES-MG antecipou a campanha de mobilização anual e disponibilizou o antiviral Oseltamivir nas unidades de saúde de todos os municípios do Estado, com distribuição em período integral. "Agora, chegou o momento de reforçar a importância do manejo clínico adequado para que os casos não evoluam para óbitos. Para isso também é importante que os pacientes procurem atendimento médico tão logo sintam os sintomas da gripe”, reforça o secretário de Saúde.

 

A presidente da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Maria Inês de Miranda Lima, ressalta a importância das grávidas e puérperas se vacinarem. "As grávidas e puérperas fazem parte do grupo de risco e apesar da indicação, a meta de vacinação não foi alcançada. Isso se reflete no número de óbitos, que neste ano, já chegam a quatro. É importante frisar que as vacinas continuam disponíveis nos centros de saúde para essas pacientes e que aos primeiros sintomas da gripe, elas procurem atendimento médico", afirma.

O presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, que estava presente na reunião, salientou a parceria com a SES-MG nessa empreitada. “Desde a primeira reunião estamos agindo conjuntamente com o poder público para diminuir a mortalidade pela gripe. A Secretaria de Saúde pode contar com nossa estrutura para levar as informações às nossas 63 afiliadas. Estamos alinhados em torno dessa questão e vamos propor um diálogo amplo e intenso entre nossos associados”, compromete-se.  

A SES-MG disponibiliza o 0800 0310161, serviço telefônico no qual os profissionais de saúde podem esclarecer as dúvidas e obter informações sobre o protocolo clínico de tratamento da gripe com os médicos infectologistas do Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde da SES-MG (CIEVS Minas).

 

Programa

 

Além do encontro, a SES-MG promoveu, através do Canal Minas Saúde, uma aula especial sobre o Manejo Clínico da Gripe voltado para médicos da rede pública e privada sobre o manejo clínico da gripe.

Por Silvane Vieira