Começou na terça-feira, 30/07, mais uma edição da Feira do Bebê e da Gestante, em Belo Horizonte, que ocorre até o dia 04 de agosto, no Minascentro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) participa com o estande “Mães de Minas – a vida merece esse cuidado”, que promove o cadastramento das gestantes e mães com filhos de até um ano de idade pelo 155, canal de atendimento telefônico para o Projeto Mães de Minas. O Projeto visa à redução da mortalidade materna e infantil em todo o estado.

Para as gestantes que se cadastrarem, a SES-MG está oferecendo no estande sessões gratuitas de fotografia em um estúdio com produção artística preparado especialmente para as futuras mamães. A consultora Nádia Melo, 31, grávida de sete meses de Rafael, aproveitou a oportunidade para produzir, na Cabine de Fotos, uma recordação para o futuro filho. “Vim aqui apenas para fazer o cadastro, que já tinha visto pela propaganda de televisão, e acabei saindo com esse brinde bacana da foto. Agora vou guardar para mostrar ao meu filho, quando ele nascer”, disse.

 

Feito o cadastro no 155, gestantes e mães passam a ser assistidas pelo Projeto Mães de Minas e são acompanhadas pela equipe do call center 155, composta por avós e mães qualificadas para o atendimento humanizado. As atendentes lembram às futuras mães das consultas a serem feitas, marcação dos exames e avaliam como as gestantes estão sendo atendidas pela rede pública de saúde. Além disso, uma equipe médica realiza plantões para tirar dúvidas que as mães possam ter no período gestacional, incluindo orientações de cuidados com os bebês.

“Ainda não conhecia muito bem o projeto, mas acho que é uma ótima iniciativa para nos deixar mais amparada. Independente se já tenho um acompanhamento médico, quanto mais dicas melhor!”, elogiou Nádia.

A gestante também pode conhecer o Rede Mães de Minas (link:www.redemaesdeminas.com.br) , projeto que tem por objetivo promover ações de educação em saúde para gestantes e mães de bebês na primeira infância.

O principal diferencial do Rede Mães de Minas é o potencial de participação e interação por meio de uma rede social totalmente dedicada às futuras mães. A Rede tem suporte para diversos aplicativos para o acompanhamento da gravidez, registro das consultas, régua da evolução da gravidez, gráficos de monitoramento da evolução do peso, pressão arterial e glicemia em jejum e avaliação do humor pós-parto.

“Agora vou poder compartilhar experiências com várias outras mães, além das que já conheço pessoalmente. Muito bacana podermos acompanhar todo dia a nossa evolução”, disse Nádia.
Até o momento, já foram cadastradas mais de 75 mil gestantes, dessas, 35.850 atualmente já são mães e outras 32.527 estão grávidas, em todas as cidades mineiras. Hoje, entre cadastros e monitoramentos, são atendidas, ao mês, uma média de 60 mil ligações (realizadas e recebidas).

Mães de Minas

O Projeto Mães de Minas nasceu para cuidar da vida dos novos mineiros. Trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida, alicerçada na Rede Viva Vida de atenção à mulher e à criança existente desde 2003 no Estado de Minas Gerais. Os cenários que levam à mortalidade infantil e materna apontam para a necessidade de fortalecer o cuidado com a gestante, a criança e sua família, tão logo se tenha notícia do início da gravidez. Por isso, o Governo de Minas se propõe, com esse projeto, estabelecer um contato individual com cada gestante, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco.

Feira

A Feira do Bebê e da Gestante é considerada um dos maiores eventos do Brasil no segmento comercial de enxovais, moda infantil, moda para a gestante, artigos de puericultura e artesanato. Segundo a organização da Feira, a expectativa de público é de 25 mil visitantes durante os seis dias de evento.

Em sua última participação, a SES cadastrou cerca de 600 gestantes e mães que agora são acompanhadas pelo 155.

Por Alexandre Ribeiro