A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ofereceu hoje, (27/07), atividades de mobilização e promoção à saúde durante o “Super no seu bairro”, evento de prestação de serviços gratuitos promovido pelo jornal Super Notícia para a população do município de Ribeirão das Neves, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento ocorreu na Escola Estadual Nilton Martins da Costa.

 

Os visitantes puderam conferir a situação da dengue na região e aprenderam os métodos de prevenção e mobilização contra o mosquito da dengue pelo Dengômetro, um espaço de convivência e acesso às informações epidemiológicas. A funcionária da Escola, Maria das Graças, 59, que há 25 anos zela pela saúde dos estudantes na escola, se encantou com o material que recebeu, o “Almanaque Edi e Gita”, peça destinada à educação das crianças na prevenção à doença. “Aqui na escola temos plantas demais. Por isso, acho importante orientar os alunos com esse material para estarmos sempre vigiando os possíveis focos”, disse.

O estudante Thiago da Silva, 18, morador do conjunto Henrique Sapori, também mostrou que faz a sua parte na luta contra o mosquito Aedes aegypti. “Sempre falo para minha mãe embalar direitinho todo o lixo no final da semana. Assim, mesmo se chover, não sobra nada pra dengue”, ensinou.

Neste ano, foram notificados 11.318 casos de dengue em Ribeirão das Neves. O número é preocupante, já que no ano de 2012 o município registrava 198 casos, no mesmo período. Em Minas Gerais, o número de casos já passa de 210 mil. Os números são significativos e, por isso, exigem a adoção de hábitos preventivos permanentes por toda a população.

Gripe

 

O público do evento também foi alertado pela equipe de mobilização da SES quanto aos riscos da gripe. Durante as estações de inverno e outono toda a população está sujeita às doenças respiratórias que se propagam no tempo seco. Embora o vírus da gripe se transmita com facilidade, seu controle também pode ser feito com facilidade, por isso, medidas simples de prevenção são importantes, tais como: evitar aglomerações; lavar as mãos com frequência ou utilizar o álcool gel a 70%; manter ambientes bem ventilados; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte interna do braço e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Para se prevenir contra a influenza a moradora do bairro Florença Pamela Nicole Lopes Magalhães não perdeu tempo e visitou os estandes da SES. “Algumas orientações do folder eu já conhecia, mas agora vou poder me prevenir melhor. Não sabia que apenas o sabão com água era suficiente para higienizar as mãos. Sempre achei que era somente o álcool em gel”, apontou. 

Se você está tossindo, tem febre e dor de garganta, procure a unidade de saúde mais próxima ou o seu médico. Você deve ser medicado com Tamiflu nas primeiras 48 horas, contadas a partir do aparecimento dos sintomas da gripe. Em 2013, já foram confirmados no estado 364 casos de influenza e 81 óbitos decorrentes da doença.

Mães de Minas

Gestantes e mães com filhos até um ano de idade tiveram a oportunidade também de conhecerem o projeto “Mães de Minas – a vida merece esse cuidado”. No estande, as futuras mães se cadastraram pelo 155, canal de atendimento telefônico que tem por objetivo acompanhar e orientar a gravidez das mineiras para redução da mortalidade materna e infantil.

A gestante Flaviana Garcia dos Santos, 23, grávida de cinco meses do menino Jefferson, não conhecia o projeto e aproveitou a oportunidade para se cadastrar e começar a ser assistida pelo Mães de Minas. “Acho que o projeto é uma acolhida muito boa. Já é meu quinto filho, mas a gente sempre tem dúvidas que vão surgindo com o tempo. Acho que o acompanhamento do 155 vai me dar mais segurança”, afirmou.

Até o momento, já foram cadastradas mais de 75 mil gestantes, dessas, 35.850 atualmente já são mães e outras 32.527 estão grávidas, em todas as cidades mineiras. Hoje, entre cadastros e monitoramento, são realizadas, ao mês, uma média de 60 mil ligações (realizadas e recebidas).

Feito o cadastro, as mulheres passam a ser acompanhadas pela equipe do call center 155, composta por avós e mães qualificadas para o atendimento humanizado. As atendentes lembram as futuras mães das consultas a serem feitas, marcação dos exames e avaliam como as gestantes estão sendo atendidas pela rede pública de saúde. Além disso, uma equipe médica realiza plantões para tirar dúvidas que as mães tenham no período gestacional e o cuidado com os bebês.  

 

Outros serviços

O público presente no evento também contou com atividades de leitura infantil e artes, pintura facial, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e glicose, atendimento jurídico, cadastro para vagas de emprego, emissão de RG e entretenimento com vídeo game, balões, personagens infantis, pula-pula, cama elástica e torre de escalada.

Por Alexandre Ribeiro.