Aconteceu no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, na quinta-feira 18 de julho, uma oficina visando o fortalecimento da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual e Doméstica, com a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais. Um grupo de parceiros e atores envolvidos na temática compareceu ao evento, entre eles, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Civil. O município de Uberaba foi contemplado com as ações do projeto, dada sua série histórica de dados epidemiológicos e o fato de que o Hospital de Clinicas da UFTM é a principal porta de entrada para os casos de violência.

Foi estabelecido um plano de ação, que contempla a realização de outras reuniões para incorporações de novos parceiros identificados neste primeiro momento e de referências e contra-referências das vítimas; também serão capacitados os profissionais que fazem a abordagem à pessoa vitimizada, bem como os que fazem as notificações e os encaminhamentos aos serviços de proteção de direitos à justiça e acompanhamento psicossocial. Além disso, a SRS Uberaba dará início ao processo de formalização do compromisso dos parceiros através da pactuação com os municípios nas reuniões da Comissão Intergestora Regional – CIRA. A Coordenação de Vigilância em Saúde está à frente desse processo, mas os demais núcleos da Regional, em especial a Atenção à Saude e Regulação estão engajados para fazer cumprir as determinações das legislações vigentes, de forma a garantir maior dignidade às vítimas.

Por Aline Assis