A gestão farmacêutica é tema do 12º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais: A gestão farmacêutica como diferencial competitivo, que acontece entre os dias 18 e 20 de julho no MinasCentro, em Belo Horizonte. Considerado um dos maiores eventos da área no país, o congresso reúne mais de 4000 profissionais para discutir a prestação de serviços farmacêuticos e é uma realização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.

Composto de palestras, minicursos e mesas redondas, temas como: as Ferramentas de Gestão no Planejamento da Assistência Farmacêutica, os desafios da assistência farmacêutica, a incorporação de novas tecnologias, a Farmácia Verde no SUS, entre outros temas, são debatidos. O Congresso ainda conta com a 12ª Expofarma, evento constituído pela exposição de empresas voltadas para o público farmacêutico.

A Superintendente de Assistência Farmacêutica de Minas Gerais, Renata Macedo, esteve na cerimônia de abertura do evento nesta quinta-feira, 18/07. Renata fez um balaço dos seis anos de implantação do programa Farmácia de Minas, que reestruturou a prestação de assistência farmacêutica no SUS em Minas. “Antes não existia uma dispensação organizada. Após a criação do programa Farmácia de Minas podemos dizer que, embora ainda existam muitos desafios, o estado avançou. Garantimos acesso e qualidade na dispensação dos medicamentos”, disse.O Secretário Adjunto de estado de saúde de Minas Gerais, Francisco Tavares, é um dos palestrantes da manhã desta quinta-feira. Francisco fala sobre os desdobramentos no SUS da Lei Federal 12.401/2011 e do Decreto nº 7.508/2011.

Farmácia de Minas

O Farmácia de Minas é um programa desenvolvido pelo governo mineiro que libera recursos para a construção de farmácias que atendem aos usuários do SUS. O programa também repassa incentivos financeiros para que o município possa garantir a presença de um profissional farmacêutico nessas unidades para orientar a dispensação e o manejo dos medicamentos. O estado repassa para o município beneficiado E$ 100 mil reais para a construção das unidades. Para o custeio são destinados 17 mil reais e para a compra de equipamentos, o valor do incentivo é R$ 35 mil reais.

Hoje Minas Gerais já conta com 505 unidades da Farmácia de Minas em funcionamento. A expectativa é que aproximadamente 1.000 unidades estejam em funcionamento até 2015.

O Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, Vanderlei Machado, reconheceu a importância do programa para melhorar a qualidade do trabalho farmacêutico nos municípios mineiros.
“Acredito que o programa valoriza o profissional e melhora a qualidade de vida do usuário que terá mais apoio técnico na hora de cuidar da saúde”, disse.

Call center

Renata Macedo também falou sobre as inovações que ocorreram em 2013. Segundo Renata, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão, a SES lançou o programa Farmácia de Minas em Casa. O programa é composto por dois serviços: Call Center – Disque 155 e Entrega Domiciliar, que possibilita a entrega dos medicamentos que o paciente necessita para seu tratamento em local indicado, em horário pré-agendado e está sendo implantado em módulos.

Por meio do call center o usuário pode entrar em contato com o serviço farmacêutico para tirar dúvidas e receber mais informações sobre a medicação em uso. “Neste primeiro momento o programa é destinado aos pacientes que recebem medicamentos para Asma Grave, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Dislipidemia e Esclerose Lateral Amiotrófica de Alto Custo”, explicou.

O Governo de Minas já investiu R$ 202.537,50 no Programa Farmácia de Minas em Casa.

Por Juliana Gutierrez