Tendo como meta reduzir nos próximos anos para apenas um dígito a taxa de mortalidade infantil no Norte de Minas, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) iniciou nesta terça-feira, 16/07, a realização de uma série de seminários do programa de capacitação dos profissionais responsáveis pela investigação de óbito materno, infantil, fetal e de mulher em idade fértil. Entre 2003 e 2009 o Governo de Minas reduziu em quase 25% a ocorrência de óbito infantil na área de atuação da SRS de Montes Claros. Em 2003 a taxa de óbito infantil no Norte de Minas era de 16,1 para cada mil crianças nascidas vivas. Já o último levantamento consolidado em 2009 aponta que a taxa caiu para 12,2 óbitos para cada mil nascidos vivos. A meta é atingir taxas iguais ou aproximadas das aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 3 a 10 por mil nascidos vivos.
O treinamento, que prossegue até o dia 23 deste mês, contempla os 53 municípios que integram a área de jurisdição da SRS. O objetivo é repassar orientações às referências técnicas de hospitais e das secretarias municipais de saúde na investigação dos problemas que tem provocado a ocorrência dos óbitos.

Na abertura do primeiro seminário realizado nesta terça-feira,16/07, em Montes Claros, envolvendo representantes dos municípios que integram a microrregião de Bocaiúva e Montes Claros, o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Superintendência Regional de Saúde, João Geraldo de Rezende destacou a importância do investimento que o Governo de Minas está fazendo na capacitação dos comitês municipais de saúde. “O treinamento dos profissionais que atuam diretamente nos municípios é de fundamental importância para continuarmos mantendo a gradativa redução dos índices de mortalidade materna e infantil na região e no Estado como um todo. A busca de soluções para problemas que estejam ocorrendo em um município traz reflexos positivos para toda uma microrregião. Por isso é que tanto o governador, Antonio Anastasia como o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques estão com atenção especialmente voltada para este programa e acompanham de perto a execução de todas as ações”, frisou João Rezende.

O coordenador de epidemiologia lembrou que os vários programas de assistência médica e social que o Governo de Minas criou e vem implementando nos últimos anos estão contribuindo para a redução dos índices de mortalidade. Isso porque, explica, dão atenção especial às gestantes de alto risco e as crianças que estejam em situação de vulnerabilidade. Por outro lado, a Superintendência Regional de Saúde tem mantido constante contato com prefeitos e secretários municipais de saúde, visando aprimorar a execução das ações voltadas para a assistência às gestantes e às crianças. “Mesmo diante dos avanços já conquistados, temos perspectiva de reduzir para apenas um dígito a ocorrência de óbito de crianças com idade até um ano. Por isso, o investimento na capacitação dos profissionais de saúde com o objetivo de investigar as causas da ocorrência de óbitos maternos e infantil é importante no sentido de orientar as ações do Governo de Minas na área de saúde”, ressaltou João Rezende.

PRÓXIMAS ETAPAS

Além dos coordenadores de vigilância de óbitos, da atenção primária à saúde e das referências de investigações hospitalares, a capacitação envolve profissionais responsáveis pela inserção de dados dos municípios no Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. Nessa quarta-feira, 17, o seminário de capacitação terá prosseguimento em Montes Claros envolvendo representantes dos municípios da microrregião de Coração de Jesus e Francisco Sá. Quinta-feira, 18, a capacitação será realizada no Centro de Convenções de Salinas, envolvendo profissionais da microrregião de saúde de Salinas e Taiobeiras. O trabalho será encerrado dia 23, no escritório da microrregional de Saúde de Janaúba, envolvendo representantes do município e da microrregião de Monte Azul.

Por Pedro Ricardo