Na manhã desta sexta-feira, 12/07, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promoveu em Betim, no Parque Ecológico Vale Verde, um café da manhã com parceiros de diversas empresas e instituições, cujo objetivo foi debater estratégias e ações para combater a gripe e também apresentar a campanha “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata. O encontro reuniu secretários de saúde, de educação e turismo dos 40 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde (SRS-BH).

Os secretários de saúde e profissionais da área compareceram ao evento e acompanharam os esclarecimentos sobre os casos da doença no estado e as formas de prevenção. Secretários de turismo e educação também foram informados sobre a adoção de medidas preventivas para o enfrentamento da doença. Neste mês de julho o Brasil sediará, no Rio de Janeiro, a jornada mundial da juventude e as cidades de Belo Horizonte e Mariana sediarão pré -jornadas preparatórias para o evento. Essas cidades irão receber um número muito grande de turistas.

Empresas parceiras com um grande número de funcionários também compareceram ao café para discussão das formas de enfrentamento da gripe. O objetivo ao abordar este público foi também repassar orientações importantes para empresas, instituições e espaços onde circulam um número expressivo de pessoas e funcionários, além de informar sobre medidas preventivas para evitar o absenteísmo no ambiente de trabalho causado pela gripe.

Saúde do trabalhador

Representando a empresa Itambé o coordenador de saúde ocupacional Renato Giacomini Filho elogiou a atuação do Estado em promover ações que também pensam na saúde do trabalhador. “Na nossa empresa vacinamos todos os empregados e agora iremos levar material informativo para esclarecer possíveis dúvidas. A informação e a prevenção são as melhores formas de se evitar uma doença”, falou.

A enfermeira do trabalho Nilva Lúcia Silva, da empresa Codeme Engenharia, afirmou que pensar na saúde dos funcionários também é pensar em resultados para a empresa. “Evitar o absenteísmo e pensar em uma vida mais saudável para o empregado é o que atualmente as empresas buscam cada vez mais”, afirmou. O enfermeiro do trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Henrique de Lima também reforçou a importância de se pensar na saúde dos empregados. “Os rendimentos de uma empresa também são reflexos da saúde e do bem estar de seus trabalhadores. Pensar na saúde deles também é fundamental”.

Dados

A Superintendente Regional de Saúde de Belo Horizonte, Débora Marques Tavares, incentivou e reforçou a atuação das empresas e gestores de saúde principalmente neste período de inverno. Débora também apresentou a campanha e a orientações para o tratamento da doença. “O objetivo deste evento também foi o de alertar que a gripe não é uma doença simples. Cuidados como lavar as mãos e manter os ambientes ventilados são muito importantes. Aos sentir os sintomas, as pessoas devem procurar um médico e a unidade de saúde mais próxima”, afirmou.

Complementando a discussão sobre as formas coletivas de enfrentamento da gripe, o Coordenador da área temática de Epidemiologia e Vigilância da Regional de BH, Francisco Lemos,  apresentou os dados referentes aos 40 municípios sob jurisdição da Superintendência de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH). Francisco também afirmou que o estado de Minas e a SRS-BH ultrapassaram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Minas Gerais atingiu a meta de 90,12% e a SRS-BH 88,01 estabelecida pelo ministério em todos os grupos de risco. Com este evento o estabelecimento de parcerias e a divulgação de informações são muito importantes para o controle da doença”, afirmou.  Francisco também disse que a vacina contra a gripe continua disponível nas unidades de saúde para os grupos determinados pelo ministério da saúde (idosos, trabalhadores de saúde que lidam com pessoas com gripe, crianças- na faixa etária de seis meses a menores de dois anos- puéperas e indígenas).

Presente no evento o Secretário Municipal de saúde do município de Piedade dos Gerais, Vicente Nicodemos dos Santos, disse que na cidade a divulgação de informações e a mobilização são sempre realizadas. “Já promovemos ações em escolas, empresas e lugares de grande circulação. O controle da doença é sempre necessário e a mobilização da sociedade contribui para isso”, afirmou.

Por Alessandra Maximiano