Com o objetivo de humanizar o ambiente de espera para o atendimento da população infantil da microrregião de Patrocínio/Monte Carmelo, o Centro Viva Vida Dona Lica inaugurou na última sexta feira, 28/06 o Projeto Brinquedoteca “Crescer Feliz”.

Para a responsável técnica do Centro, a enfermeira  Madeleine Patrícia Oliveira Guimarães, idealizadora do Projeto, o novo espaço vai atender melhor as famílias que utilizam os serviços da unidade. “As crianças vão ter uma ocupação enquanto aguardam o  atendimento.   A brinquedoteca, além de quebrar paradigmas do medo infantil, trabalha também como instrumento pedagógico. Elas vão ler, brincar, desenhar, fazer montagens, interagir. Assim aprendem a dividir, a utilizar os brinquedos, os livros e afins, sem estragar e deixando para o próximo. Tudo num ambiente mais ameno o que torna o convívio mais  humanizado”, ressaltou orgulhosa Madeleine.

Na opinião do gerente da unidade, Alex Guimarães Nunes, a brinquedoteca vai melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Centro Dona Lica. “Contamos com profissionais médicos pediatras e endocrinopediatras, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras para atender as crianças. A brinquedoteca vai proporcionar um ambiente mais saudável, tornando-o mais acolhedor e humanizado”.

Centro viva vida

O Centro Integrado Viva Vida Hiperdia Dona Lica, em Patrocínio,  foi construído com recursos do Programa Viva Vida Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e  inaugurado em abril de 2009. A unidade, que recebe atualmente cerca de R$180mil do Tesouro Estadual mensais para custeio com exames, equipe, entre outros, atende aos 9 municípios da microrregião de Patrocínio/Monte Carmelo, como referência ambulatorial secundária das Redes Viva Vida (mulher e criança) e Hiperdia (hipertensão e diabetes), com equipe interdisciplinar.

Na área da saúde da criança atende condições crônicas, com consultas e exames, e na da mulher atende gestantes de alto risco, consultas  de mastologia, infertilidade, além dos exames especializados necessários para estes atendimentos.

Por Cássio Machado