A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Móvel de Mamografia, está nos municípios de Cachoeira de Pajeú e Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, realizando exames em mulheres de 45 a 69 anos. A expectativa é de que 810 exames sejam realizados até a próxima sexta-feira, dia 5 de julho.

Em Cachoeira de Pajeú, a Unidade atende na Rua Afonso Pena, 43, Centro, em frente a prefeitura e deverá realizar 560 exames, enquanto que em Felisburgo, outros 250 exames deverão ser realizados na Rua Governador Magalhães Pinto, próximo ao polioesportivo.

A dona de casa, Marli do Carmo Pardim Costa, de 53 anos, do distrito de Marcela em Cachoeira de Pajeú, conta que está realizando o exame pela segunda vez e que ficou surpresa quando soube que a Unidade estaria em seu município. “Tem mais ou menos oito anos que não realizo um exame de mamografia. Quando fiz o exame pela primeira vez tive que pagar e foi em outro município. Quase não acreditei quando fiquei sabendo que essa Unidade de Mamografia viria no meu município e, ainda melhor, que não precisaria pagar nada para fazer o exame. Uma oportunidade como essa a gente não pode deixar passar”, comemorou.

Quem também ficou contente com a novidade foi a dona de casa, Lucimar Ferreira Sousa, 48, que mora na zona rural de Cachoeira de Pajeú. “Essa é a quarta vez que estou realizando o exame. Já fiz exames de mamografia no Viva Vida em Jequitinhonha, em Almenara e no Rio de Janeiro, mas essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de fazer o exame aqui mesmo na minha cidade. É muito melhor porque a gente não desgasta tanto fazendo essas viagens”, disse.

Neste mês de julho, as Unidades de Mamografia ainda irão atender a demanda dos municípios de Palmópolis (de 8 a 12), Divisa Alegre (8 a 19), Rio do Prado (15 a 19), Águas Vermelhas (22 de julho a 02 de agosto) e Rubim (22 de julho a 02 de agosto). Desde outubro do ano passado, a SES tem realizado exames na região, atendendo a demanda nos municípios Itaobim (928 exames), Comercinho (401), Medina (400), Ponto dos Volantes (439), Itinga (325), Monte Formoso (230) e Joaíma (561).

Resultado na hora

A agilidade na entrega dos resultados é um dos destaques da Unidade Móvel de Mamografia. Assim que a mulher realiza o exame, o resultado, que fica pronto na hora, é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência da paciente.

Como agendar o exame

Mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel.

Por Allan Campos / GRS Pedra Azul