Entre os muitos cursos oferecidos pelo Canal Minas Saúde de TV, Rádio, Web e Educação a Distância, foram concluídos dois cursos de capacitação que envolvem não só conteúdo acadêmico, mas principalmente prática profissional para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais.

São eles: o curso de Comunicação Comunitária – Mãe de Minas e Fiscal Sanitário na Agricultura Familiar, que faz parte do Programa Cultivar, Nutrir e Educar do Governo de Minas. Ambas as capacitações foram feitas na modalidade de educação a distância por meio de videoaulas na TV ou no portal do Canal, sem custo algum para o aluno.

Com 69% de aprovação dos alunos e com a carga horária de 40 horas/aula, o curso de Comunicação Comunitária foi criado com o objetivo de se desenvolver uma rede de informações e de mobilização com jornalistas e comunicadores de todo o Estado sobre o Projeto Mães de Minas. Desse modo, eles não só entenderam o funcionamento das ações de saúde da mulher e da criança no âmbito estadual, como também puderam compreender de perto o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre os assuntos abordados, o curso de Comunicação Comunitária destacou a importância de se criar estratégias de mobilização em comunicação comunitária, produção de conteúdo noticioso, pesquisa e apuração de dados relacionados à saúde pública e cidadania. Além disso, o curso apresentou aos alunos as diferenças de linguagem existentes nos meios de comunicação como TV, Rádio e web como estratégia para a gestão do conteúdo de cada tipo de mídia.

"Tenho certeza de que o curso de Comunicação Comunitária foi muito bem sucedido devido à boa participação dos alunos. No mais, acredito que uma nova edição seria bem-vinda, pois temos em todo o Estado muitas mídias alternativas e que estão dispostos a se qualificarem em temas relacionados à saúde pública", avalia o coordenador de conteúdo do curso Joney Fonseca, que também atua como coordenador de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O jornalista Hugo Pirez foi um dos alunos desta primeira edição do curso de Comunicação Comunitária. Por já trabalhar com projetos direcionados para Vilas e Favelas em Belo Horizonte, em especial no bairro Alto Vera Cruz, Hugo se sentiu motivado a se inscrever nesta capacitação. “Foi a primeira vez que participei de um curso a distância e gostei muito, principalmente pela atenção dos tutores e por me ajudar a criar estratégias de planejamento e envolvimento com o conteúdo abordado, aprofundando um assunto que ainda é bastante desconhecido dos comunicadores em geral que é saúde pública”.

Como trabalho final, Hugo criou um programa de debate com pais e adolescentes sobre educação sexual e reprodução no YouTube. A proposta do programa deu tão certo que uma emissora de TV de Belo Horizonte o sondou para desenvolver uma atração nos mesmos moldes, que deve estrear no segundo semestre.

“De uma maneira improvisada pensei em fazer um debate com pais e adolescentes de forma espontânea, propondo um diálogo sobre sexo e saúde reprodutiva. A iniciativa foi tão bem aceita que a levei para a minha vida profissional. Acredito que isso se deve muito ao fato da relevância social que um programa como esse pode ter”, revela Hugo.

Nutrir

Programa Estruturador operacionalizado pelas Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e pela Subsecretaria de Agricultura Familiar, o programa Cultivar, Nutrir e Educar é uma das estratégias de integração de políticas públicas para o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional criado pelo Governo de Minas Gerais.

Para capacitar os profissionais e gestores que atuam diretamente no programa, o Canal Minas Saúde, em parcerias com estes órgãos, está ofertando o curso Estratégias Nutricionais para a Promoção da Saúde: Cultivar, Nutrir e Educar, que possui cursos específicos voltados para cantineiras, professores, diretores de escolas públicas, profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e fiscais sanitários que atuam na Agricultura Familiar.

No dia 28 de maio, o curso de Fiscal Sanitário foi concluído com 81% de aprovação. “O balanço que a coordenação faz em relação ao Curso de Extensão Fiscal Sanitário na Agricultura Familiar foi bastante satisfatório, tendo em vista a importância da capacitação dos profissionais da saúde envolvidos. As ações bem desenvolvidas por esses profissionais potencializarão a alimentação escolar, fortalecendo assim a agricultura familiar e promovendo a educação alimentar e nutricional, principal foco do Programa do Cultivar, Nutrir e Educar”, comenta a coordenadora do Projeto de Qualificação Profissional para os Programas Estruturadores Travessia à Saúde e Estratégia Nutricionais de Promoção á Saúde da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, Olga Maria Guimarães Lima.

A médica veterinária Marise Lopes Paiva de Moraes foi uma das alunas do curso. Ela atua como fiscal sanitário na cidade de Congonhas, na região Central de Minas Gerais, e trabalha diretamente com produtores rurais. Por já ter feito outras capacitações no Canal Minas Saúde, ela ficou sabendo do curso pelo próprio Canal e pela Secretaria Regional de Saúde de Barbacena.

“Avalio o curso de forma positiva, pois todo tipo de aprendizado é bem vindo e entendo que boa parte dos trabalhadores de Vigilância Sanitária (VISA) que participaram desse curso são neófitos nessa área e com certeza foram beneficiados. Apesar de atuar em várias áreas da Vigilância Sanitária (VISA) do município de Congonhas, minha área de atuação específica é alimentos, portanto, com certeza todo o conteúdo do curso será utilizado na minha rotina profissional. Já inspeciono algumas agroindústrias e as informações recebidas muito me auxiliarão e trarão tranquilidade de continuar meu trabalho sabendo que estou no caminho certo”, explica Marise.

Por Wander Veroni