A Secretaria de Estado de Saúde (SEMG) promove em Patos de Minas nesta terça-feira (25/06) oficina sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PIC) para os profissionais da saúde dos municípios da região que trabalham na Atenção Primária e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As PIC´s são sistemas médicos e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção dos agravos, na promoção, manutenção e recuperação da saúde, baseadas em um modelo de atenção humanizado e centrado na integralidade do indivíduo.
Lindomar Marques Babilônia, superintendente regional de saúde de Patos de Minas, destacou que é preciso uma mudança de cultura dos profissionais de saúde e da população para trabalhar a qualidade de vida do ser humano, visto como um todo. “Nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde vem modificando o olhar biomédico. Por meio da Atenção Primária e do NASF, os técnicos da saúde vêm trabalhando cada vez mais com promoção e prevenção à saúde”.

No mesmo sentido, o secretário de saúde de Matutina, Antônio César de Mendonça, comentou que com a implantação do NASF no município, a população será beneficiada e consequentemente impactará na redução do uso de medicamentos e internações. “Devemos incentivar a promoção da saúde, e eventos como este de hoje são importantes para aprendermos com as experiências exitosas dos municípios vizinhos e que podem ser aplicadas para beneficiar a população de Matutina”.

A educadora física e supervisora de NASF de Patos de Minas, Cristiane Martins, apresentou o Liang Gong, atividade milenar chinesa que está sendo trabalhada há oito meses com os grupos de NASF. “A adesão é muito boa, pois a prática previne, trata dores no corpo e restaura a movimentação natural. As atividades são desenvolvidas preferencialmente em lugares abertos, em contato com a natureza e requer equilíbrio e concentração do participante”.

A Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares, criada em 2009, é composta pela Homeopatia, Plantas Medicinais/Fitoterapia, Acupuntura, Práticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Antroposófica e Termalismo Social/Crenoterapia, e hoje está presente em apenas alguns municípios mineiros. Betânia Morais, enfermeira do Núcleo de Redes de Assistência à Saúde, disse que todos os municípios da região têm capacidade de implantar as PIC´s sem a necessidade de grandes investimentos. “Hoje, as secretarias municipais de saúde possuem profissionais multidisciplinares e várias práticas podem ser desenvolvidas por qualquer destes técnicos e sem a necessidade de equipamentos específicos. A capacitação dos mesmos pode ser financiada com recursos do NASF, do Programa Saúde em Casa e Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).”

No período do tarde serão apresentadas experiências exitosas da Prática Corporal e Homeopatia de Presidente Olegário, Acupuntura em Matutina, Fitoterapia em São Gotardo e Prática Corporal Chinesa em Patos de Minas.

Por Lilian Cunha