SES mobiliza gestantes e mães na Feira do Bebê e da Gestante

Começou nessa terça-feira, 04/12, a 47a edição da Feira do Bebê e da Gestante, em Belo Horizonte, que segue até o dia 9 de dezembro, no Minascentro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) participa com o estande “Mães de Minas – a vida merece esse cuidado”, que está promovendo o cadastramento das gestantes e mães com filhos até um ano de idade pelo 155, canal de atendimento telefônico para o Projeto Mães de Minas, que  visa à redução da mortalidade materna e infantil em todo o estado.

Para as gestantes que se cadastrarem, a SES-MG está oferecendo no estande serviços e atividades gratuitas, como sessão de massagem para os pés e fotografias, com direito a produção artística para registro da gravidez e do bebê. “Depois de um dia de compras pela feira foi muito relaxante pegar uma sessão de massagem para os pés”, contou Polianna Kelly, de 27 anos, grávida de quatro meses do menino Gabriel.

Polianna aproveitou também para deixar de recordação a Gabriel uma foto que produziu na Cabine de Foto do estande Mães de Minas. “Vim aqui apenas para fazer o cadastro, que já tinha visto pela propaganda de televisão, e acabei saindo com esse brinde bacana da foto. Agora vou guardar para mostrar ao meu filho quando ele nascer”, disse.

O público que compareceu pôde desfrutar também de uma experiência sensorial por meio da exposição “Túnel da Vida”, uma representação em áudio das nove fases da gestação. O casal Paula Amaral, de 31 anos, e Manuel Ramiro, de 35 anos, se encantaram com a riqueza de detalhes da exposição. “Nossa, quando ouvi o quinto mês de gestação, que é o que acabo de passar, foi como se eu tivesse sentindo novamente tudo o que passei na época”, disse Paula. Já o marido, Manuel, aproveitou para conhecer o que deve vir pela frente. “Bom saber que já passamos do período dos enjôos e náuseas, mas já vi que vamos ter que preparar algum alívio para as costas, porque ouvimos que durante o sexto mês a barriga deve crescer bastante!”, disse Manuel.

Caravana Mães de Minas

Já a partir da instalação “Tapete da Memória”, os visitantes do estande Mães de Minas conheceram algumas das experiências que nasceram da “Caravana Mães de Minas”, uma ação itinerante de mobilização que percorreu 12 municípios mineiros entre 23 de março a 30 de setembro de 2012, mobilizando cerca de 7500 pessoas. Tauane Silveira, de 28 anos, grávida de oito meses da primeira filha, Aline, se emocionou ao ouvir alguns dos depoimentos em áudio que acompanham o “Tapete da Memória”. “Algumas histórias são tristes, como a que ouvi de Montes Claros, em que uma mãe conta a dor de perder um filho. Acho que por isso essa iniciativa do 155 é legal, pra tentar acabar com esse tipo de história”, declarou Tauane.

Feito o cadastro no 155, gestantes e mães passam a ser assistidas pelo Projeto Mães de Minas e são acompanhadas pela equipe do call center 155, composta por avós e mães qualificadas para o atendimento humanizado. As atendentes lembram as futuras mães das consultas a serem feitas, marcação dos exames e avaliam como as gestantes estão sendo atendidas pela rede pública de saúde. Além disso, uma equipe médica realiza plantões para tirar dúvidas que as mães tenham no período gestacional e o cuidado com os bebês.

A vendedora Juliana Aparecida Martins, de 42 anos de idade, perdeu um filho aos dois meses de gestação e agora, grávida novamente de cinco meses, espera ter o amparo do Mães de Minas em sua gestação. “Foi um período muito triste da minha vida, ainda mais por eu ter descoberto mesmo tendo acompanhamento médico. Então agora eu quero ter o máximo de segurança e possível até a hora do parto”, contou Juliana. “Além disso, vai ser muito bom pra  saber as vacinas que eu tenho que dar quando o bebê nascer e os exames que faltam”, completou.

Até o momento, já foram cadastradas quase 30 mil gestantes e cerca de 8 mil bebês, em 751 municípios mineiros.

Feira

Em sua 47a edição, a Feira do Bebê e da Gestante é considerada um dos maiores eventos do Brasil no segmento comercial de enxovais, moda infantil, moda para a gestante, artigos de puericultura e artesanato. Segundo a organização da Feira, a expectativa de público é de 25 mil visitantes durante os seis dias de evento.

Autor: Alexandre Ribeiro / SES-MG