SES confirma a 10º morte por intoxicação medicamentosa

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) confirmou, hoje (15.12), a décima morte por suspeita de intoxicação medicamentosa no Vale do Mucuri. Trata-se de uma moradora de Teófilo Otoni. M.L.S,  de 72 anos, faleceu no dia 22/11.

A investigação epidemiológica, iniciada no dia 01/12 pela Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e pela Secretaria Municipal de Saúde, aponta para uma possível relação entre os casos e a ingestão do medicamento Secnidazol 500mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma, com sede na cidade do Vale do Mucuri. Na inspeção, foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio estabelecimento, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg no dia 14/11/2011.  A investigação avalia também a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado nessa mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg, medicamento antiparasitário, tenha sido utilizado anti-hipertensivo.

Ainda restam 62 cápsulas para serem localizadas e o pedido aos cidadãos é que caso tenham comprado medicamentos da Fórmula Pharma é que entreguem nas Secretarias Municipais de Saúde ou nas superintendências e diretorias regionais de Saúde de Teófilo Otoni, Pedra Azul e Governador Valadares.

Investigação policial

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Teófilo Otoni, instaurou inquérito policial no dia 05/12 para apurar responsabilidade criminal a partir da internação hospitalar de um casal após a ingestão do medicamento Secnidazol. A partir deste dia, vários familiares de possíveis vítimas procuraram a delegacia para registrar ocorrência.

No dia 14/12, uma equipe de investigadores da Polícia Civil, em conjunto com técnicos da Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, foram à farmácia de manipulação Fórmula Pharma e apreenderam computadores, documentos e componentes químicos para investigação.  O material apreendido no local foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Teófilo Otoni para averiguação.

Sete pessoas já foram ouvidas: entre familiares, vítimas, o proprietário do estabelecimento, a farmacêutica que formulou os medicamentos e o gerente da farmácia. Nesta quinta-feira (15/12), estão previstos os depoimentos de três familiares de possíveis vítimas.

Interdição

Além da matriz e da filial da Fórmula Pharma, em Teófilo Otoni, a Vigilância Sanitária da SES/MG interditou outros estabelecimentos em Novo Cruzeiro, Ladainha e Itaipé. Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes, os óbitos e as irregularidades identificadas na Fórmula Pharma levaram o Governo de Minas a intensificar a fiscalização nas farmácias de manipulação do Vale do Mucuri. “Essa operação pente fino interditou, ontem (14.12),  mais duas farmácias em Itambacuri: a Bioterápica e a Esperança. A primeira, além de não possuir autorização de funcionamento, não tem controle de qualidade validado. Quanto à Esperança, a área física é inadequada, não há validação do controle de qualidade e no local há indícios de produção industrial de medicamentos, uma vez que dispõe de equipamentos usados para esse fim”, revelou o subsecretário.

Alerta à população

A SES/MG mantém o alerta e orienta à população que durante o período de investigação as pessoas não usem o medicamento Secnidazol 500mg e outros medicamentos produzidos pela Fórmula Pharma. Alerta, ainda, que outros onze pacientes, inclusive de municípios vizinhos a Teófilo Otoni, podem ter usado o mesmo medicamento, como relata o próprio estabelecimento em documentos encontrados no local. Caso estejam de posse do medicamento, todos os onze pacientes devem interromper, imediatamente, o uso do Secnidazol 500mg.

Sintomas

Os sintomas de intoxicação medicamentosa são: hipotensão (queda da pressão arterial, braquicardia (batimento cardíaco reduzido), dor toráxica (dor no peito), cianose (arroxeamento da pele) e sensação de desmaio).

PACIENTES QUE FORAM A ÓBITO POR INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA

NOME

IDADE(anos)

SITUAÇÃO DO PACIENTE

MUNICÍPIO DO PACIENTE

1

S.M.R.V

46

ÓBITO EM 20/11/2011

NOVO CRUZEIRO

2

E.J.F

58

ÓBITO EM 23/11/2011

TEÓFILO OTONI

3

A.L.P

47

ÓBITO EM 09/12/2011

NOVO CRUZEIRO

4

LL.S

22

ÓBITO EM 11/12/2011

NOVO CRUZEIRO

5

L.R.C

87

ÓBITO EM 23/11/2011

LADAINHA

6

S.C.M.G.C

46

OBITO EM 23/11/2011

TEÓFILO OTONI

7

D.A.T.S

69

ÓBITO EM 28/11/2011

ITAIPÉ

8

D. S.A

77

ÓBITO EM 28/11/2011

LADAINHA

9

M.B.S

81

ÓBITO EM 23/11/2011

TEÓFILO OTONI

10

M. L. S

72

ÓBITO EM 22/11/2011

TEÓFILO OTONI

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jornalismo SES