SES/MG investiga suspeita de 09 óbitos por intoxicação medicamentosa

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) está investigando mais uma morte por intoxicação medicamentosa na região de Teófilo Otoni. Trata-se de uma mulher, 81 anos, falecida no dia 23/11. Ao todo nove óbitos são suspeitos.

A investigação epidemiológica, iniciada no dia 01/12 pela Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e pela Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, aponta para uma possível relação entre os casos e a ingestão do medicamento Secnidazol 500mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma, com sede na cidade do Nordeste de Minas.

Na inspeção, foi constatada, de acordo com relatórios emitidos pelo próprio estabelecimento, a manipulação de 180 cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg no dia 14/11/2011.

A investigação avalia também a possibilidade de contaminação cruzada por outro medicamento manipulado nessa mesma data. Outra suspeita é que na fórmula do Secnidazol 500mg, medicamento antiparasitário, tenha sido utilizado anti-hipertensivo.

Ainda restam 62 cápsulas para serem localizadas e o pedido aos cidadãos é que caso tenham comprado medicamentos da Fórmula Pharma é que entreguem à respectiva Secretaria Municipal de Saúde.

Estabelecimentos em Novo Cruzeiro, Ladainha e Itaipé que estavam comercializando medicamentos manipulados pela Fórmula Pharma foram interditados, bem como uma drogaria do proprietário da empresa.

Na manhã do sábado, 10.12, técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, acompanhados por militares da PMMG, voltaram à Fórmula Pharma, com o objetivo de coletar mais provas que comprovem as suspeitas de manipulação incorreta do medicamento. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. Decidiu-se então pela interdição total da Fórmula Pharma e pelo registro de um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento.

Alerta à população

A SES/MG alerta que durante o período de investigação as pessoas não usem o medicamento Secnidazol 500mg e outros medicamentos produzidos pela Fórmula Pharma. Alerta, ainda, que outros onze pacientes, inclusive de municípios vizinhos a Teófilo Otoni, podem ter usado o mesmo medicamento, como relata o próprio estabelecimento em documentos encontrados no local. Caso estejam de posse do medicamento, todos os onze pacientes devem interromper, imediatamente, o uso do Secnidazol 500mg.

Os sintomas de intoxicação medicamentosa são: hipotensão (queda da pressão arterial, braquicardia (batimento cardíaco reduzido), dor toráxica (dor no peito), cianose (arroxeamento da pele) e sensação de desmaio).

O início da investigação se deu a partir de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação exógena feita em 30/11/2011 à Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni pelo Núcleo de Investigação Hospitalar do Hospital Santa Rosália. Os casos relatados pelo Hospital Santa Rosália referem-se ao paciente M.B.V, que juntamente com a sua esposa, ingeriram quatro cápsulas do medicamento Secnidazol 500mg, sob prescrição médica e manipulado pela farmácia Fórmula Pharma.

O casal relatou que os sintomas se iniciaram pouco tempo depois de ingerirem o medicamento. Após a internação, o quadro clínico dos dois agravou-se, o que levou à transferência de ambos para a Unidade de Terapia Intensiva do mesmo hospital.

Em 02/12/2011, a Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni recebeu uma denúncia anônima, que relatava a existência de dois pacientes internados na UTI do Hospital Santa Rosália (os mesmos notificados em 30/11), por terem ingerido o medicamento Secnidazol 500mg adquiridos na farmácia de manipulação Fórmula Pharma.

No dia 03/12/2011 foi realizada a Interdição Cautelar (proibição de manipulação e venda de medicamentos na farmácia) , pela Vigilância Sanitária Municipal. Ainda foram coletadas amostras do produto acabado e das matérias-primas utilizadas na produção do medicamento Secnidazol 500mg. Todo o material coletado foi encaminhado para o Instituto Otávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias (IOM/FUNED), para que sejam feitas as análises necessárias.

Ações tomadas pela SES:

• Boletim de ocorrência;• Instauração de processo administrativo;• Notificação de auto de infração;• Encaminhamento do processo administrativo ao ministério público para adoção das medidas pertinentes de competência deste órgão.

RELAÇÃO DE ÓBITO SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO EXÓGENA - MEDICAMENTO SECNIDAZOL

M.B.S

22/11/2011

ÓBITO EM 23/11/2011