A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS TO), por meio da Coordenadoria de Epidemiologia, promoveu na quinta e sexta-feira (01 e 02/12) de 8 às 17 hs, no auditório do SEST/SENAT, em Teófilo Otoni o III Seminário Regional de Informações em Epidemiologia.

O objetivo do seminário é melhorar a qualidade das informações epidemiológicas em todos os 32 municípios sob a jurisdição da SRSTO e teve como público alvo os coordenadores de epidemiologia, da atenção primária e digitadores dos sistemas de informação epidemiológicas dos 32 municípios, além dos servidores do núcleo de informação epidemiológica da SRSTO. O Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Ivan José Santana Figueira comentou, “foi importante a participação dos técnicos nesse seminário, pois uma secretaria municipal de saúde só consegue fazer com que o município receba recursos, se os mesmos estiverem bem capacitados, e esta foi uma oportunidade para todos.” Valorizar as informações epidemiológicas na região de Teófilo Otoni é muito importante, pois quanto melhor a qualidade da informação, mais qualificado será o seu planejamento, de modo a compreender de maneira mais adequada a necessidade de saúde da população, salientou Maria Salete Novais Diniz, Coordenadora de Pesquisa e Investigação Epidemiológica da SES/MG. Juçara Bueno Martins, enfermeira do Núcleo de Informação Epidemiológica da SRSTO, disse que após o seminário, aproximadamente, 100 (cem) técnicos estarão mais capacitados, dando qualidade à informação, para que possam fortalecer a epidemiologia na nossa região.

O palestrante Roberto Carlos de Oliveira, Coordenador Técnico Operacional do Distrito Sanitário Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo, relatou a experiência do distrito sanitário especial indígena com relação ao sistema de informação e mostrou para os profissionais da saúde a importância da articulação da vigilância em saúde com a atenção primária, explicando sobre a  importância de se trabalhar esses dados, fazendo a coleta dos mesmos com qualidade para se ter um planejamento das ações na atenção primária à saúde.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Lineu Cardoso