Simpósio da Rede de Urgência e Emergência encerra com benefícios para a Saúde do Norte de Minas

Depois de dois dias de intensa programação, o 1º Simpósio da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas encerra com balanço positivo. Realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções de Pirapora/MG, o Simpósio reuniu um público de mais de mil pessoas por dia, entre profissionais da saúde de todo o país e do exterior, que participou atentamente de palestras e oficinas voltadas para o tema urgência e emergência.

“A organização do Simpósio foi um trabalho árduo, mas valeu a pena. Além da oportunidade de integração, troca de experiências e atualização de conhecimento, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, fez importantes anúncios para a saúde não só do Norte de Minas, mas de todo o Estado. As medidas anunciadas são fundamentais para os novos rumos da Rede de Urgência e Emergência”, avalia Warmillon Fonseca Braga, prefeito de Pirapora e presidente do Cisrun, consórcio público gestor da Rede.

Ao discorrer sobre a Rede Estadual de Urgência e Emergência, na tarde de quinta-feira, o secretário Antônio Jorge anunciou o financiamento o programa de Residência Médica em Urgência e Emergência na região. A proposta foi apresentada durante o Simpósio baseada na necessidade de os hospitais terem profissionais médicos especializados principalmente pelo aumento da demanda de atendimentos de urgência e emergência na região.

“Quando vamos combater o bom combate, como a implantação da Rede de Urgência e Emergência do Norte Minas, resolvemos um problema e criamos um desafio novo. Nosso problema na região era essa fratura exposta da urgência e emergência, que é a superlotação dos prontos socorros. Muita gente duvidou, mas vencemos todos os desafios e hoje podemos dizer que a Rede se tornou no que o governador Anastasia chama de “paradoxo da excelência”. Agora é continuar buscando suprir as novas demandas que surgem a cada dia. A proposta de implantação da Residência Médica em Urgência e Emergência atende uma necessidade da rede de saúde e tem a aprovação do Governo de Minas que financiará o programa já em 2012”, garante o secretário.

Antônio Jorge também se comprometeu a disponibilizar o transporte aeromédico para a Rede da Macro Norte e disse que o governador Anastasia assumiu o compromisso de unificar a Rede de Urgência e Emergência em todo o Estado. “Para o processo de unificação o Estado investirá R$ 600 milhões”, anuncia o secretário.

Ainda durante a palestra, Antônio Jorge também anunciou que o Ministério da Saúde vai trazer novos recursos de custeio para unidades de terapia intensiva, que passarão a receber diárias de R$ 800,00. Segundo o secretário as diárias dos leitos de retaguarda da urgência e emergência também terão mais recurso e passarão a receber diárias de R$ 300,00.

CARTA DE INTENÇÕES

Durante o Simpósio, os gestores e profissionais da Saúde propuseram algumas sugestões para nortear a evolução da Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas, que foram compiladas em uma Carta de Intenções, que será encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde. Dentre as propostas apresentadas na carta estão a integração em uma única regulação das instituições Samu e Corpo de Bombeiros, e hospitais nos casos de urgência ou emergência; implantação da Rede AVC na Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas e garantia de recursos para infraestrutura e custeio do Hospital Regional do Trauma da Santa Casa de Montes Claros.

A Carta também propõe a revisão da tipologia dos hospitais assistenciais da rede-resposta, de maneira que os hospitais inseridos numa determinada tipologia e que desenvolvem ações de maior resolubilidade com incorporação de tecnologias e serviços especializados possam receber financiamento diferenciado global, que deverá ser reavaliado trimestralmente, de acordo com a série histórica; que o pagamento de todos os procedimentos de urgência e emergência atendidos na Rede seja efetuado junto ao processamento normal, sem passar pela Câmara de Compensação; e incentivar a ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde especialmente nos municípios pólo de microrregiões, como forma de organizar o fluxo assistencial através da classificação de risco (Protocolo de Manchester).

Outra proposta da Carta é a integração à Rede de Urgência e Emergência as portas de entrada dos hospitais de pequeno porte com financiamento específico para implantação e custeio das salas de estabilização como forma de aperfeiçoar seu funcionamento.

Os participantes do Simpósio propuseram, ainda, a inclusão do teste de glicemia capilar ao equipamento da classificação de risco obrigatória, com objetivo de aperfeiçoar a atual classificação de risco e promover a prevenção e o controle do Diabetes; inclusão de novas tecnologias e medicamentos tanto na área pré-hospitalar como hospitalar; fazer cumprir as resoluções relativas à política de Saúde Mental, investimento para criação e aplicação no plano de catástrofe; fixação de um piso salarial estadual para os profissionais do Samu e implantação de curso de Suporte Básico de Vida vinculado à Atenção Primária à Saúde, através da Escola de Saúde do Samu Macro Norte.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jerúsia Arruda