População de Arantina comemora inauguração da nova Unidade da Rede Farmácia de Minas

Os moradores de Arantina, na região Sudeste, do Estado, receberam nesta quinta-feira, 20/10, uma Farmácia de Minas, que irá dispensar gratuitamente, para toda a população, cerca de 120 itens entre analgésicos, antiasmáticos, cardiovasculares e outros, beneficiando uma população estimada em 2.700 pessoas. Para efetivar a construção da farmácia de Arantina a Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiu cerca de R$ 55 mil.

Presente na solenidade de inauguração, o superintendente da Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), Cláudio Reis , disse que “na Unidade, os pacientes serão atendidos por um farmacêutico, de forma adequada, em local apropriado e com a dispensação de medicamentos que foram devidamente armazenados”.

Ele ainda ressaltou que “a Rede Farmácia de Minas é a contribuição da Assistência Farmacêutica do Estado para que cada cidadão mineiro seja mais bem atendido em suas necessidades em saúde”.

Segundo o prefeito de Arantina, Paulo Henrique Pires, a inauguração da Unidade é um momento especial. “Estou feliz por poder inaugurar esta bela Unidade em minha gestão. Esta Farmácia será essencial para resolver os problemas de dispensação de medicamentos de nosso município”, ressaltou.

A Rede Farmácia de Minas é um projeto que envolve não só a construção e montagem das farmácias, mas também promove a capacitação do farmacêutico, o desenvolvimento do sistema de gerenciamento de uma lista estadual de medicamentos, a ampliação do elenco, a otimização das compras e a ampliação das entregas. Apenas no último ano foram distribuídos mais de dois bilhões de unidades de medicamentos para a atenção primária á saúde.

Farmácia de Minas

O Programa Farmácia de Minas garante o acesso da população aos medicamentos, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para atenção à saúde, maximizando os recursos financeiros e aprimorando as atividades técnico-gerenciais de forma integrada às demais ações de saúde no SUS/MG.

Criada em 2007, a Rede Farmácia de Minas é parte integrante do Programa Farmácia de Minas e tem por objetivo oferecer um espaço humanizado de atendimento aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de medicamentos dedicados à atenção primária à saúde. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados com a promoção do uso racional dos medicamentos.

Considerando as dificuldades relacionadas ao alto gasto per capita com medicamentos, a existência de serviços menos estruturados e ao mesmo tempo, a alta taxa de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), foram selecionados inicialmente – observando o princípio da equidade – municípios entre 10.000 e 30.000 habitantes, para a implantação das farmácias.

Investimentos

Entre 2007 e 2011, foram investidos na rede, por meio da Secretaria de Saúde, R$ 70 milhões. O valor está sendo destinado à reestruturação da infraestrutura e custeio das unidades Rede Farmácia de Minas.

Para a estruturação do Programa Farmácia de Minas, o governo aumentou em 70% os gastos com medicamentos para atenção primária – R$ 56 milhões (2007) para R$ 96 milhões (2010). Para o componente especializado, saltou de R$ 209 milhões para R$ 400 milhões. Com isso, ampliou o elenco de medicamentos para atenção primária – 107 itens (2007) para 154 itens (2010); e de 155 itens para 195 (Componente Especializado Assistência Farmacêutica).

Cada unidade recebe do Tesouro Estadual um incentivo de até R$ 90 mil para implantação da unidade farmacêutica, sendo R$ 55 mil para a construção do prédio e R$ 35 mil para a montagem. As obras que ultrapassaram o valor de R$ 55 mil recebem auxílio da prefeitura.

Além disso, serão repassadas 13 parcelas mensais de R$ 1.200 para complementação salarial  do profissional farmacêutico, responsável pela unidade. Em todas as farmácias, serão implantados o Software SiGAF- Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica, que  garante o gerenciamento o adequado controle dos medicamentos e cadastro dos pacientes atendidos pela Farmácia, bem como de toda a rede.

Previsão

Até setembro, o Estado contará com 207 unidades em funcionamento. Até o fim do ano, outras 100 unidades devem ser inauguradas. O objetivo é disponibilizar um total de 700 unidades até de 2014. Dessa forma, a Rede Farmácia de Minas alcançará a cobertura de mais de 80% dos municípios mineiros.

Até 2010 – 107 unidadesAté 2011 – 200 novas unidadesAté 2012 – 200 novas unidadesAté 2013 – 100 novas unidadesAté 2014 – 100 novas unidades

Municípios e Regiões impactadas/beneficiadas - 100

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Marcella Marques