Em seis dias de funcionamento 2.700 medicamentos já foram distribuídos pelo Farmácia de Minas, no município de Itapeva, região sul do estado. A nova unidade do programa já realizou 890 atendimentos desde a sua inauguração, no dia 30 de setembro. Com implementação da rede Farmácia de Minas no município serão oferecidos gratuitamente, para toda a população, cerca de 270 tipos de medicamentos, como analgésicos, antiasmáticos, cardiovasculares, entre outros. Aproximadamente 8 mil pessoas serão beneficiadas pelo programa. Para efetivar a construção da unidade em Itapeva, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiu R$ 58 mil em obras e o município R$ 72 mil.

Segundo a dona de casa Vera Lúcia de Oliveira, que passou pela unidade esta semana, o programa melhorou não só a vida dela, mas de toda população. “Com o Farmácia de Minas aqui em Itapeva tenho mais conforto, melhor atendimento e acesso a remédios que eu não tinha condições de comprar”, conta ela. Para a referência técnica do núcleo de assistência farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Luciana Silveira, o Farmácia de Minas é um grande passo para a valorização da assistência farmacêutica municipal, devido a reestruturação das farmácias com presença de um farmacêutico responsável em tempo integral. “A inauguração de mais uma unidade na nossa região vem melhorar o acesso da população a medicamentos e a assistência farmacêutica em si, que vai muito além do ato de dispensar medicamentos, declara.

A secretária municipal de saúde de Itapeva Valéria Antunes comentou a parceria entre governo e município e os benefícios para os moradores da região. “O Farmácia de Minas é um projeto arrojado que entregamos à população. Ele irá uniformizar e orientar a assistência farmacêutica em todo estado, dando confiabilidade e conforto aos usuários”, afirma Valéria.

O superintendente da Regional de Saúde de Pouso Alegre Gilberto Carvalho Teixeira reiterou a importância das unidades do Farmácia de Minas, como parte integrante da Rede de Atenção a Saúde, visando a garantia das ações aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Farmácia de Minas

O Programa Farmácia de Minas garante o acesso da população aos medicamentos, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para atenção à saúde, maximizando os recursos financeiros e aprimorando as atividades técnico-gerenciais de forma integrada às demais ações de saúde no SUS/MG.

Criada em 2007, a Rede Farmácia de Minas é parte integrante do Programa Farmácia de Minas e tem por objetivo oferecer um espaço humanizado de atendimento aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de medicamentos dedicados à atenção primária à saúde. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados com a promoção do uso racional dos medicamentos.

Considerando as dificuldades relacionadas ao alto gasto per capita com medicamentos, a existência de serviços menos estruturados e ao mesmo tempo, a alta taxa de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), foram selecionados inicialmente – observando o princípio da equidade – municípios entre 10.000 e 30.000 habitantes, para a implantação das farmácias.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Jéssica Caixeta / SRS - Pouso Alegre