Sóbralia e Tumiritinga recebem Farmácia de Minas

Os moradores de Sobrália e Tumiritinga da região de Governador Valadares, receberam no dia 30/09, unidades do Programa Farmácia de Minas, que irão dispensar gratuitamente para a população desses municípios, cerca de 163 itens entre analgésicos, antiasmáticos, cardiovasculares e outros, beneficiando uma população estimada em mais de 12 mil  pessoas.

Para efetivar a construção das farmácias, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiu R$ 90 mil em obras para cada uma das unidades, na parte física e mobiliário e equipamentos e os municípios em contrapartida, participaram respectivamente com R$ 14.000,00 e R$63.461,079.

A coordenadora Regional de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), Maria-Luiza Martins, destacou, nas duas solenidades, o objetivo  do Governo Mineiro e da SES-MG com a implantação dessas novas unidades em Minas Gerais. “O Estado está estruturando a rede de Assistência Farmacêutica no Estado, garantindo o acesso da população mineira aos medicamentos de forma gratuita e  racional. Promove-se também uma mudança no perfil do estabelecimento Farmacêutico dos municípios, que deixa de ser só espaço de guarda e distribuição de medicamentos, para ser uma referência no atendimento da população, atuando de forma integrada as diversas ações de saúde”, afirmou.

Em Sobrália, a secretária Municipal de Saúde, Maria Marlene Rodrigues de Andrade , salientou as melhorias que o Farmácia de Minas está trazendo para o município. “Antes, a população era atendida em uma única sala, sem conforto, tanto para os funcionários, quanto para os usuários. Agora com o apoio da SES-MG e da Prefeitura estamos oferecendo um estabelecimento com um atendimento humanizado e com qualidade”, disse.

A farmacêutica municipal, Ariely Oliveira Boaventura salientou também os benefícios da nova unidade para a população. “O Farmácia de Minas veio somar forças e reestruturar a Assistência Farmacêutica em Sobrália, possibilitando um melhor acesso aos medicamentos e também promovendo seu uso racional”, afirmou.

Já em Tumiritinga,  o prefeito Luiz Denis Alves Temponi enalteceu o Governo de Minas pelo investimento. “o governador Antônio Anastasia sempre enfatizou que sua administração a frente do Estado é para melhorar a vida das pessoas. Hoje, com esta nova unidade o Governo Estadual confirma isso ao inaugurarmos uma obra de grande valor social com mais conforto e segurança para a população e melhor acondicionamento para os medicamentos”, frisou.

Para a moradora e conselheira de Saúde de Tumiritinga, Cida Figueiredo da Silva, o novo estabelecimento farmacêutico “foi uma das melhores coisas que aconteceram na cidade porque antes quando queríamos algum medicamento, éramos atendidos em uma farmacinha pequena dentro do Posto de Saúde. Agora nós  vamos ter um local especifico e adequado para a Farmácia, com conforto para os usuários ”, finalizou.

Farmácia de Minas

O Programa Farmácia de Minas garante o acesso da população aos medicamentos, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para atenção à saúde, maximizando os recursos financeiros e aprimorando as atividades técnico-gerenciais de forma integrada às demais ações de saúde no SUS/MG.

Criada em 2007, a Rede Farmácia de Minas é parte integrante do Programa Farmácia de Minas e tem por objetivo oferecer um espaço humanizado de atendimento aos usuários do SUS, com dispensação gratuita de medicamentos dedicados à atenção primária à saúde. Este trabalho é realizado por profissionais qualificados com a promoção do uso racional dos medicamentos.

Considerando as dificuldades relacionadas ao alto gasto per capita com medicamentos, a existência de serviços menos estruturados e ao mesmo tempo, a alta taxa de cobertura do Programa de Saúde da Família (PSF), foram selecionados inicialmente – observando o princípio da equidade – municípios entre 10.000 e 30.000 habitantes, para a implantação das farmácias.

Investimentos

Entre 2007 e 2011, foram investidos na rede, por meio da Secretaria de Saúde, R$ 70 milhões. O valor está sendo destinado à reestruturação da infraestrutura e custeio das unidades Rede Farmácia de Minas.

Para a estruturação do Programa Farmácia de Minas, o governo aumentou em 70% os gastos com medicamentos para atenção primária – R$ 56 milhões (2007) para R$ 96 milhões (2010). Para o componente especializado, saltou de R$ 209 milhões para R$ 400 milhões. Com isso, ampliou o elenco de medicamentos para atenção primária – 107 itens (2007) para 154 itens (2010); e de 155 itens para 195 (Componente Especializado Assistência Farmacêutica).

Cada unidade recebe do Tesouro Estadual um incentivo de até R$ 90 mil para implantação da unidade farmacêutica, sendo R$ 55 mil para a construção do prédio e R$ 35 mil para a montagem. As obras que ultrapassaram o valor de R$ 55 mil recebem auxílio da prefeitura.

Além disso, serão repassadas 13 parcelas mensais de R$ 1.200 para complementação salarial  do profissional farmacêutico, responsável pela unidade. Em todas as farmácias, serão implantados o Software SiGAF- Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica, que  garante o gerenciamento o adequado controle dos medicamentos e cadastro dos pacientes atendidos pela Farmácia, bem como de toda a rede.

Previsão

Até setembro, o Estado contará com 207 unidades em funcionamento. Até o fim do ano, outras 100 unidades devem ser inauguradas. O objetivo é disponibilizar um total de 700 unidades até de 2014. Dessa forma, a Rede Farmácia de Minas alcançará a cobertura de mais de 80% dos municípios mineiros.

Até 2010 – 107 unidadesAté 2011 – 200 novas unidadesAté 2012 – 200 novas unidadesAté 2013 – 100 novas unidadesAté 2014 – 100 novas unidades

Municípios e Regiões impactadas/beneficiadas - 100

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger