SES investe em saúde e entrega obras em Lagoa Formosa

Na última sexta-feira, 30-09, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) inaugurou a Farmácia de Minas e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo II na cidade de Lagoa Formosa, município jurisdicionado à Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas.

A UBS Sebastião Gontijo possui uma área física de 660 m2 e abrigará duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, beneficiando cerca de 6 mil moradores dos bairros vizinhos e comunidades rurais da região. Além do atendimento médico e de enfermagem, a unidade contará com serviços de psicologia e odontologia e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF – formado por fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, psicólogo, educador físico e terapeuta ocupacional. A SES-MG, por meio do Programa Saúde em Casa, investiu R$ 270 mil na construção e aquisição de equipamentos.

A Farmácia de Minas de Lagoa Formosa tem como objetivo garantir o acesso da população aos medicamentos da Atenção Primária, por meio da organização da Assistência Farmacêutica para Atenção à Saúde. A SES-MG destinou um incentivo de R$ 90 mil para implantação da unidade farmacêutica, sendo que R$ 55 mil são para a construção do prédio e R$ 35 mil para a montagem. A SES ainda repassa 13 parcelas mensais de R$ 1.200 para complementação salarial do profissional farmacêutico responsável pela unidade.

Antônio Jorge de Souza Marques, Secretário de Estado de Saúde, disse que se surpreendeu com a grandiosidade das obras e reafirmou a importância do investimento do Governo de Minas no município de Lagoa Formosa. “Em visita à UBS Lázaro Mundim e Farmácia de Minas pude perceber a parceria de sucesso entre estado e município na construção de belas unidades. Reconhecemos que os recursos são escassos, e o Lindomar mostrou em sua gestão que a saúde de amanhã pode ficar melhor ainda que hoje. Na recente agenda de parceria estão 3 Unidades Básicas de Saúde, a construção e ampliação da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba –CIS ALP, como também o investimento no Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) para facilitar o deslocamento dos pacientes”.

O ex-secretário de saúde de Lagoa Formosa e atual Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, destacou os avanços municipais na área de saúde nos últimos anos. “Com recursos do tesouro estadual, Lagoa Formosa hoje tem 100% de cobertura de Atenção Primária, a frota de veículos passou de 5 para 11, houve a organização do Pronto Atendimento para atender 24 horas e a Farmácia de Minas propiciará a oferta de medicamentos em um espaço adequado e humanizado”.

Para o prefeito de Lagoa Formosa, Edson Machado de Andrade, as obras são frutos de uma boa administração conjunta e os benefícios são para o povo. “Além da UBS Sebastião Gontijo e da Farmácia de Minas, hoje estamos entregando uma Usina de Reciclagem e Compostagem, máquinas e tratores que irão beneficiar as comunidades rurais e também a UBS Lázaro Mundim, que apesar de estar funcionando há mais tempo, ainda não foi inaugurada”.

O deputado federal José Humberto Soares ressaltou a parceria federal, estadual e municipal para o melhoramento do SUS. “Há países desenvolvidos que estão longe de ter um SUS igual ao do Brasil; e obras como estas, inauguradas hoje refletem o avanço do Sistema. Outro ponto importante conquistado recentemente na área da saúde foi a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto referente à Emenda Constitucional 29, que regulamenta a aplicação dos recursos na área da saúde”.

A grande preocupação do Governo de Minas é ampliar as equipes de Estratégia de Saúde da Família e oferecer medicamentos gratuitos para a população. “As obras irão beneficiar as famílias de Lagoa Formosa e proporcionará uma melhor qualidade de vida”, concluiu o deputado estadual Hely Tarquínio.

José Vieira do Santos é usuário da UBS Sebastião Gontijo e utiliza também a assistência farmacêutica e ele relata a satisfação em ser bem atendido em Lagoa Formosa. “Tenho problema de hipertensão, diabetes e tireóide. Todo mês pego medicamentos na farmácia. Agora, moro quase em frente ao posto de saúde e a farmácia ficará mais perto da minha casa. Melhorou 100%”, completou.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Lílian Cunha e Patrícia Portilho/ SRS Patos de Minas