Combater as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, é um desafio que necessita da união de todos, do poder público e de toda sociedade para eliminar os focos do mosquito Aedes. Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, no dia 22/2, a ação “Minas Unida no combate ao Mosquito”, mobilizando a população e profissionais de saúde de 43 municípios.
A SRS Pouso Alegre participou, por meio da coordenadora de Vigilância em Saúde, Izaura Sobreiro, no sábado (22), de uma ação integrada da prefeitura de Pouso Alegre, voltada para a limpeza urbana, saúde pública e preservação dos espaços públicos no bairro São João. "O Dia D é fundamental para mobilização intersetorial e da população, a responsabilidade de controle do Aedes Aegypti é de cada um de nós", destacou a coordenadora.
Houve ainda mutirão para recolher materiais que possam acumular água, aplicação de fumacê, visitas domiciliares sobre conscientização e distribuição de cartilhas. Segundo a secretária de Saúde do Pouso Alegre, Mônica Maria, a iniciativa tem como objetivo promover a melhoria dos espaços urbanos e conscientizar a população sobre práticas sustentáveis, reforçando o compromisso da administração municipal com a limpeza, organização e bem-estar da população.
Em Senador Amaral, no dia 23/02, foi realizado o Dia D de Mobilização contra a dengue junto com a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e enfermeiras de vacinação. Foi feita aferição de pressão, glicemia capilar, atualização de carteira vacinal e vacinação contra febre amarela.
Em Inconfidentes ocorreram ações educativas nas ruas, orientações sobre os cuidados necessários em casa, blitz informativa, além de tendas com exposições de possíveis criadouros do mosquito e demonstrações de como o trabalho é realizado. De acordo com Edaiane Rozalia, coordenadora de Vigilância em Saúde do município, “foi uma ação essencial para conscientizar a população durante esse período sazonal. O evento foi produtivo, proporcionando um diálogo aberto, esclarecendo dúvidas e reforçando a importância da prevenção”.
De acordo com o painel de vigilância de arboviroses do Estado de Minas Gerais, na área de abrangência da Superintendência da Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, até o momento há 742 casos prováveis, 204 casos confirmados e nenhum óbito por dengue.