Uma mobilização que abrangeu todo o estado em prol da luta contra as arboviroses ocorreu no sábado, 22/2. A ação “Minas Unida no combate ao Mosquito” trouxe às ruas, escolas e Unidades de Saúde e equipes de diversos municípios para divulgar a importância da prevenção e combate ao Aedes aegypti. Na macrorregião de Saúde Sul, composta pelos 50 municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, a adesão a esta mobilização foi de 100%.

Ações diversificadas, como teatros com a temática das arboviroses, blitz educativas junto a parceiros como Polícia Militar, Bombeiros e  secretarias municipais de saúde, eventos em praças públicas com serviços de saúde sendo ofertados, shows e caminhadas foram algumas das ações realizadas pelas equipes em busca de mobilizar suas populações para esta causa.

Foto: SRS Varginha

Em Varginha, município sede da SRS, a semana toda foi de mobilização, começando com mutirões de recolhimento de materiais inservíveis que possam acumular água, aliados à conscientização da população e se concretizando no sábado, dia 22/2, na praça do ET, onde a população pôde se informar acerca das doenças causadas pelo mosquito, assistir à peça de Teatro “Todos contra a Dengue”, além de participar de aulas de zumba, capoeira e usufruir de serviços como aferição de pressão, glicemia, vacinação contra febre amarela e conhecer de perto o ciclo do mosquito causador das arboviroses. Para a encarregada do Setor de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Varginha, Vânia Aparecida Silvério Nobre, este foi mais um Dia D planejado com ações que atraíssem a população para esta causa. “Buscamos trazer à tona a responsabilidade que cada um de nós temos na eliminação dos focos do mosquito, evitando o aparecimento de doenças transmitidas por ele”, frisou.

Foto: SRS Varginha

Junto a várias autoridades municipais presentes, estiveram também a Coordenação de Vigilância em Saúde da SRS Varginha e Mobilização Social. Demétrio Junqueira, coordenador da Vigilância em Saúde da SRS, destacou as iniciativas que a esfera estadual tem aplicado nesta luta que é de todos. “Estamos engajados junto aos municípios nesta atividade fundamental que está ocorrendo no estado inteiro, dando repercussão ao enfrentamento do Aedes aegypti. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem desenvolvido uma série de ações junto aos municípios, como a política do uso de drones no auxílio do reconhecimento dos focos, carros de Ultra Baixo Volume (UBV), fornecimento de inseticidas, treinamento de profissionais da Atenção Primária, tendas de hidratação. Mas nada disso é suficiente se a população não fizer sua parte dentro de sua residência”, afirmou o coordenador.

Foto: SRS Varginha

Por Tânia Corrêa