Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os consórcios intermunicipais de Saúde (CIS), a equipe técnica da Superintendencia Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou uma vistoria em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS) de três veículos com bombas acopladas para o controle do Aedes aegypt. A ação ocorreu na sede do CISMAS, em Itajubá, segunda- feira, 3/2.
Todos os três conjuntos de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) estão adequados e totalmente preparados para aplicação de adulticida para o controle do Aedes aegypti. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS Pouso Alegre, Izaura Sobreiro, a chegada dos conjuntos de UBV facilitará uma resposta oportuna, para o controle da disseminação do Aedes aegypti no território. “A equipe técnica da SRS, por meio do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA), delibera a utilização do UBV, considerando o cenário epidemiológico. É mais uma ferramenta para o controle do mosquito na região”, disse.
Para Giovani Grande, referência técnica de endemias na SRS, os veículos têm uma grande importância e irão ajudar os municípios nas epidemias de dengue e chikungunya, que porventura vierem a acontecer. “Estão bem equipados e a equipe está sendo treinada para quando surgir a epidemia, esses veículos serem deslocados para auxiliar na diminuição e densidade da doença”, ressaltou.
Segundo Paulo Germiniani, presidente do Cismas, trata-se de uma política de entrega de resultado na microrregião de Saúde Alto Sapucaí, sendo mais um instrumento de combate, promoção, do cuidado e preservação da vida do cidadão. ”Sabemos das ações estratégicas junto com as equipes de endemia de cada município, da valorização que devemos ter junto às equipes de prevenção. A estratégia que foi desenvolvida é uma realidade da região e em todo o Estado”, ressaltou o presidente do consórcio.
As regras de financiamento da estratégia continuada de descentralização da aplicação espacial de adulticida e UBV-Veicular para controle do Aedes aegypti, por meio dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no estado de Minas Gerais, estão previstas na RESOLUÇÃO SES/MG Nº 9.590, DE 19 DE JUNHO DE 2024.