Três novos veículos para aplicação de adulticida a Ultra Baixo Volume (UBV-Veicular) para controle do Aedes aegypti nos municípios da região da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas foram entregues na sexta-feira, 31/1. Com os novos carros de modelo caminhonete 4X4, o objetivo é que o combate ao mosquito causador da dengue e outras arboviroses chegue até as localidades de difícil acesso do Estado de Minas Gerais.
Além dos novos veículos, o recurso estadual repassado aos consórcios intermunicipais para a compra das caminhonetes também garante a remuneração dos motoristas que vão guiar os UBV-veiculares. A RESOLUÇÃO SES/MG Nº 9.590, DE 19 DE JUNHO DE 2024, traz em sua previsão essa garantia de “mão de obra de profissional habilitado e treinado para conduzir a caminhonete na realização das ações em campo”, além dos custos cm combustível, e outras despesas de manutenção.
Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Sete Lagoas, Silmeiry Angélica Teixeira, a previsão dos kits de combate ao Aedes é o grande ganho dessa nova estratégia do governo de Minas. “Considero que a maior relevância está na disponibilização de veículos e máquinas de UBV novas, com condutores capacitados para fins de complementação das ações emergenciais para controle vetorial de surtos ou epidemias de arboviroses para uso específico no território da regional”, especificou a coordenadora.
Os três veículos vão atender os 35 municípios que compõem a regional de Sete Lagoas de acordo com a situação epidemiológica de cada um e seguindo as normas técnicas vigentes. Essa organização é liderada pelos consórcios de Saúde da região, como explica o diretor regional da SRS Sete Lagoas, Fabrício Junior Teixeira. “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem investindo muitos recursos financeiros nos consórcios intermunicipais de saúde nos últimos anos, pois são vistos como grandes parceiros, capazes de executar as políticas públicas de forma eficaz e célere, beneficiando todos os municípios envolvidos pelo território de abrangência e sua população”.