Com investimento pesado do Estado de Minas Gerais, repassado aos consórcios para contratação e execução do geomonitoramento por drone para o enfrentamento às arboviroses (dengue, chinkungunya e zika), 20 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas finalizaram a primeira etapa do projeto, que é o mapeamento e relatório da área de cada município. O cronograma de execução foi concluído do dia 22 até 30/1 com êxito de 100% de cobertura das áreas programadas.

Esse mapeamento consiste no sobrevoo do drone em algumas áreas com a finalidade de mapear possíveis focos de do Aedes Aegypti. A próxima etapa tem duração de sete dias para os municípios realizarem os trabalhos de campo. Após análise dos relatórios gerados pós mapeamento, a Tech Dengue, empresa contratada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (CISALP), faz uma análise e entrega para o município o resultado contendo os locais que necessitam da ação imediata do agente de endemias na área a ser trabalhada. Segundo Carlos Henrique Ferreira Bispo, coordenador de Vigilância Epidemiológica da SRS Patos de Minas, “após essa fase, o município deve realizar, nas áreas identificadas como risco de infestação do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses, no máximo em sete dias, as ações de remoção, e ou tratamento”, explica. o coordenador.

Foto: SMS São Gotardo

Em Lagoa Formosa, o mapeamento com drone foi realizado no dia 24/1. Aline de Oliveira Braga, secretária municipal de Saúde, já recebeu o resultado da análise do drone e relatou que fará uma força tarefa com os treze agentes de endemias do município para cumprir o prazo, de acordo com as recomendações técnicas. “Ficamos encantados com a tecnologia e a qualidade do serviço, muito importante essa ferramenta para nos apoiar e ajudar na descoberta de focos onde nossa equipe não consegue visualizar” ressalta Aline Braga.

Vale ressaltar que o período sazonal da dengue é de novembro a maio do ano seguinte. O recurso financeiro repassado ao CISALP para execução dessa política foi de aproximadamente R$ 452 mil para atender os 20 municípios da região.

Por Thalia Fernandes de Oliveira