Mobilizados pela Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), os municípios da região participaram da Campanha Estadual de Multivacinação – Vacina Mais Minas - promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no período de 4 a 29/11, para a atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O Dia D da campanha ocorreu em 23/11, quando os municípios intensificaram as ações para garantir aos menores uma nova oportunidade de serem imunizados.

A campanha da SES-MG teve o objetivo de promover a atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Com essa estratégia, a SES-MG procura melhorar as coberturas vacinais para o controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis, como a poliomielite, meningite C, hepatites, entre outras infecções.

Município de Itamogi participa de mobilização no Dia D para ampliação da cobertura vacinal

“O Dia D é muito importante porque gera uma consciência coletiva a partir do momento em que as ações são realizadas em nível macrorregional, possibilitando a sensibilização do maior número de pessoas”, disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana. Ela informou ainda que, para aqueles que perderam a oportunidade do Dia D, as vacinas estão disponíveis em todas as salas de vacinação dos municípios.

Nova oportunidade
Em Passos, a Secretaria Municipal de Saúde usou a Campanha de Multivacinação como uma nova oportunidade para as crianças e adolescentes que ainda estavam com seus cartões de vacinação incompletos. “Esta campanha foi mais uma repescagem de crianças e adolescentes que não tiveram a oportunidade de completar seus cartões de vacinas nas ações realizadas anteriormente”, explica a referência técnica em imunizações de Passos, Priscila Faria. “Na verdade, já estávamos realizando várias estratégias extramuros no segundo semestre deste ano, o que resultou em um aumento significativo na nossa cobertura vacinal”, acrescentou.

Mãe leva a filha para atualização do cartão de vacinas em Monte Santo de Minas

Em Delfinópolis, a Campanha de Multivacinação e o Dia D de 23/11 possibilitaram ao município obter um grande alcance nas atualizações vacinais e regularização dos cartões de vacinas atrasados, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Lídia Ferreira Oliveira. “O mês de novembro foi de grande proveito, pois as responsáveis pela sala de vacina foram nas escolas municipais e estaduais de todo o município e distritos para averiguar os cartões de vacina e detectar possíveis atrasos a fim de regularizar no Dia D”, disse.
Vacinas da rotina

As vacinas disponibilizadas pela SES-MG aos municípios, por meio das Unidades Regionais de Saúde (URSs), são aquelas da rotina do Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes. Somente para a campanha de novembro, a SRS Passos distribuiu 53.084 doses aos 27 municípios de sua área de abrangência.

Na Campanha de Multivacinação, a SES-MG informa que manter em dia a situação vacinal da criança e do adolescente é uma estratégia eficaz para preservar a saúde deles contra doenças que podem ser evitadas com vacinas, reduzindo a disseminação dos agentes infecciosos na comunidade, contribuindo também para proteger as pessoas que não podem ser vacinadas por motivo de saúde.

Para aumentar as coberturas vacinais no estado, a SES-MG, por meio das unidades regionais de saúde, vem realizando diversas ações e parcerias, como o projeto “Vacina Mais, Minas” e a inclusão do tema “Vacinação” no Planejamento Estratégico para o quadriênio 2023-2026, com o objetivo de alcançar o maior nível de cobertura vacinal para evitar mortes e internações.

Por Enio Modesto / Foto: SMS de Monte Santo de Minas