A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) recebeu o Projeto Diálogos para a Integridade na quarta e quinta-feira (27 e 28/11), iniciativa que visa o fortalecimento da cultura da integridade e o aprimoramento profissional dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O projeto é desenvolvido em conjunto pela Controladoria Setorial, Comissão de Ética e Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SES-MG, com apoio da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE).
Os Diálogos para a Integridade ocorreram no auditório da Subseção de Passos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com palestras e discussões sobre ética, transparência, assédio moral, processos disciplinares, controle interno, comunicação assertiva, gestão de conflitos, dentre outros. Os temas foram conduzidos por especialistas em políticas e gestão de saúde e referências técnicas dos órgãos responsáveis pela ação – Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Controladoria Setorial e Comissão de Ética da SES-MG.
A SRS Passos é um dos cinco polos para o desenvolvimento do projeto, juntamente com Uberaba, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Montes Claros. Dirigentes e assessores das unidades regionais de Alfenas, Pouso Alegre e Varginha participaram do evento em Passos.
“Integridade pública. Duas palavrinhas que, combinadas, têm um grande propósito. Afinal, elas expressam o objetivo da Administração Pública em preservar a transparência, valores e princípios éticos. Tudo para assegurar que o interesse coletivo se sobreponha aos interesses individuais”, disse a superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves. “E a SRS Passos está atenta às novas ferramentas de gestão que garantam esse objetivo”, afirmou.
Intercâmbio
Ainda de acordo com Kátia Gonçalves, a proposta é que o intercâmbio de experiências proporcionado pelo Projeto Diálogos para a Integridade contribua para a melhoria de projetos e processos de trabalho. “O projeto é um canal importante para troca de conhecimento e experiências para gestores públicos responsáveis pela promoção da ética e integridade pública. A SRS Passos tem um compromisso direto com o fortalecimento do Programa de Integridade da SES-MG”, observa.
Segundo o representante da Gestão de Pessoas da SRS Passos e facilitador do evento, Hernani Henrique de Oliveira Souza, o aprimoramento das diretrizes apontadas pela superintendente Kátia Gonçalves é garantido pela participação dos servidores em eventos, palestras e cursos que promovam esse saber. “A sensibilização e capacitação contínua permitem a melhoria e a atualização de mecanismos que garantam o fomento da integridade pública na Administração”, disse.
Para o controlador interno da SES-MG, Alex Pinheiro de Freitas, os temas abordados poderão contribuir para a disseminação da cultura da integridade e da ética, favorecendo os serviços até mesmo para os usuários do Sistema Único de Saúde. “A gente espera que o servidor possa adquirir ferramentas a respeito de controle interno e também para ajustar suas condutas profissionais, melhorando a execução do trabalho e, em última instância, alcançando o usuário do SUS com melhor atendimento para a população”, disse.
A assessora da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Humano (DPDH), Mabel Rabelo Santos, fez palestra sobre comunicação assertiva e gestão de conflitos, cuja adoção pelos servidores poderá ter um impacto positivo não apenas no ambiente de trabalho, como também na qualidade do serviço para o cidadão. “Um processo de comunicação não é exclusivo de um âmbito laboral. A comunicação está no nosso dia a dia, em todas as nossas ações interpessoais. É um processo de comunicação que favorece o entendimento e uma relação harmoniosa entre as pessoas”, concluiu.