Com o objetivo de fomentar as discussões estratégicas e realizar atividades interativas para construir um sistema de saúde regional mais integrado e eficiente, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu em Uberlândia, uma das etapas estadual do Projeto Regionaliza SES para quatro Unidades Regionais de Saúde (URSs) do Triângulo Mineiro e parte do Noroeste, nos dias 28 e 29 de novembro. As demais oficinas ocorrem até o início de dezembro em Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Divinópolis, Alfenas e Governador Valadares, abrangendo as 28 URSs.

A oficina perpassou pelo nivelamento conceitual, histórico de mudanças, organograma das regionais, processos padronizados, participação das regionais e produtos. Renata Beatriz Faria de Abreu, diretora de Monitoramento de Políticas de Saúde da Subsecretaria de Regionalização da SES-MG, conduziu as atividades em Uberlândia e destacou o protagonismo das URSs num processo sistematizado e impactando nos territórios.

Oficina Regionaliza SES em Uberlândia

“Com este projeto, a SES-MG busca o aumento da adesão às políticas, reduzir a intensidade do trabalho em algumas áreas, aumentar a integração com as regionais, consolidar um processo de avaliação de políticas, implementar inovação e reduzir o número de indicadores menos efetivos”, pontuou Abreu.

O superintendente regional de Saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, comentou sobre a importância da oficina para alinhamento das funções e fortalecimento das ações. “A última resolução estadual sobre as competências das URSs trouxe alterações quanto à estrutura dos setores e as atribuições. As discussões entre as referências proporcionam maior entendimento e proporcionam a construção de políticas públicas de saúde conforme a realidade da região”, destacou o superintendente.

Participantes da Oficina Regionaliza SES em Uberlândia

Os coordenadores e lideranças das URSs de Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba e Patos de Minas participaram das discussões. Bárbara Corrêa, referência técnica da Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde (Cases) da SRS Patos de Minas, foi uma das participantes e destacou que o evento é importante para integrar com outras regionais e entre os setores para trocar ideias e processos de trabalho. “A dinâmica da oficina proporcionou uma melhor compreensão das nossas funções, a articulação com as equipes e a vocação de acordo com os produtos e atividades para melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde”, avaliou a referência técnica.

Por Lilian Cunha / Fotos: Lilian Cunha e Matheus Duarte