Os 27 municípios pertencentes à região de saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira tiveram a oportunidade de atualizar seus cartões de vacinação no último sábado (23/11), durante o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação, atingindo a marca de 13.717 doses de vacina aplicadas durante todo o mês de novembro. A ação fez parte da estratégia Vacina Mais Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A Campanha de Multivacinação, que está ativa de 4 a 29 de novembro de 2024, disponibiliza uma ampla gama de vacinas, incluindo tríplice viral, hepatite A e B, HPV, rotavírus humano, meningocócica ACWY e C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e covid-19. As Unidades Regionais de Saúde apoiam a campanha com a organização e execução das atividades em cada município
De acordo com o diretor Regional de Saúde da GRS Itabira, Maurício Geraldo Marques, o objetivo da campanha é ampliar a cobertura vacinal e, ao mesmo tempo, prevenir doenças que podem ser evitadas com vacinas. Por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma gratuita, as vacinas necessárias para cada grupo-alvo, assegurando que as doses sejam aplicadas no momento adequado.
“As vacinas desempenham um papel fundamental na proteção da saúde, tanto individual quanto coletivamente, reduzindo a incidência de diversas doenças e evitando o retorno de enfermidades que estavam controladas ou erradicadas, garantindo a proteção contínua da população”, reforça o diretor.
Com esse objetivo, a Regional de Saúde de Itabira e seus 27 municípios, em parceria com a SES-MG, reforçam o compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças. Juntas, as equipes buscam garantir a proteção de crianças e adolescentes em todo o estado, assegurando que as vacinas cheguem a quem mais precisa, com foco na ampliação da cobertura vacinal e na proteção da população contra doenças evitáveis.
Marcella Cristina Silva Braga, referência técnica em Imunização da GRS de Itabira, informa que uma das principais alterações no calendário vacinal é a mudança na imunização contra o HPV (papilomavírus humano). A partir de agora, a vacina contra o HPV será administrada em uma única dose, ao invés das duas previamente recomendadas. "Adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde, levando um documento de identidade e, preferencialmente, o cartão de vacinação", destacou Marcella.
Além dessas mudanças, Marcella também ressaltou que a ação visa atingir a meta de cobertura vacinal dos grupos prioritários de cada imunizante, seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS). O objetivo é garantir que o cartão vacinal de crianças e adolescentes mineiros, de até 15 anos, esteja devidamente atualizado, assegurando a proteção da população contra doenças evitáveis.
Coberturas vacinais em Minas Gerais
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Minas Gerais vem registrando importantes avanços no alcance vacinal.
A cobertura da meningocócica C, que estava em 97,05% em 2023, aumentou, de janeiro a setembro de 2024, para 104,15%, ultrapassando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
Já no caso da tríplice viral, o índice, que era de 90,11% para a primeira dose (D1) e 74,31% para a segunda dose (D2) em 2023, aumentou para 106,19% (D1) e 81,69% (D2), em 2024 (janeiro a setembro).
Para saber mais informações sobre a campanha Vacina Mais Minas, acesse https://www.saude.mg.gov.br/vacinacao
Municipios que compõem as três microrregiões de saúde da GRS Itabira
Guanhães: Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Senhora do Porto e Virginópolis.
Itabira: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.
João Monlevade: Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata.