Um momento de aprendizado, conversas sobre a profissão e a oportunidade de ver na prática como é a atuação no trabalho. Essas foram algumas das experiências vividas pelos estudantes do curso de farmácia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em uma visita técnica à Farmácia de Minas realizada na última quinta-feira, 21/11.

Os estudantes de farmácia do terceiro período do curso foram recepcionados pela coordenadora da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, Liziane Silva, pela farmacêutica Janaina Pereira Miranda e pelo jornalista e assessor de comunicação Leandro Heringer.

A farmacêutica Janaina Pereira Miranda explicou aos estudantes os diversos fluxos de medicamentos dentro da farmácia

Muito além de conversar sobre medicamentos, fluxos de trabalho e atuação profissional, os estudantes tiveram uma verdadeira aula sobre o funcionamento e dinâmica do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS-MG) e sobre como é o atendimento de cerca de 2 mil pessoas que frequentam a Farmácia de Minas diariamente.

O assessor de comunicação Leandro Heringer explicou aos alunos sobre a importância do SUS para os usuários da farmácia

Os estudantes também caminharam pelas instalações da farmácia, visitando os guichês de atendimento e os locais onde são armazenados os medicamentos.

A estudante Maria Fernanda Carmo destacou a importância da visita. “Com a visitação, conseguimos enxergar por dentro como é a chegada do medicamento até o momento que vai ser dispensado, o auxílio que o farmacêutico tem e a importância da farmácia para a população e para os municípios.” disse.

Estudantes de Farmácia da PUC visitam a Farmácia de Minas de Belo Horizonte

Também fazendo parte do grupo de visitação, a estudante Maria Clara Ribeiro também achou válida a oportunidade de realizar uma visita à farmácia. “Foi de extrema importância e muito legal para perceber se é aqui que eu quero seguir a minha carreira. Achei muito interessante ter uma visão sobre a área que vai além da faculdade”, afirmou.

O grupo de alunos também foi acompanhado pela farmacêutica e professora do curso de farmácia Gisele Santos. Ela também aprovou a visita. “Acredito que é muito importante os alunos terem essa vivência, conhecer o dia a dia do usuário, entender todo o processo, não ficando apenas na teoria, conhecendo também na prática todo o processo da profissão.

A visita à Farmácia de Minas da regional Belo Horizonte compõem a carga horária de estágio obrigatório dos alunos do curso de farmácia da PUC Minas. Com base na visita, os alunos também devem produzir um relatório complementando assim conhecimento e prática.

Por Alessandra Maximiano / Fotos: Alessandra Maximiano