Dezesseis municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas realizaram carreatas e abriram as salas de vacina para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes durante o sábado (23/11). Essa iniciativa faz parte da Campanha Estadual de Multivacinação – Vacina Mais Minas, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Ao longo do mês de novembro, as três microrregiões de Saúde de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo receberam cerca de 50 mil doses de todas as vacinas de rotina, exceto da varicela (catapora).

Maíra Lemos de Castro, superintendente da SRS Patos de Minas, reforça que a Campanha de Multivacinação está ativa do período de 4 a 29 de novembro de 2024, em todo o estado de Minas Gerais e tem como objetivo de atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

 

Ao todo foram dezesseis municípios da área de abrangência da SRS Patos de Minas que abriram suas salas de vacinas no sábado, essa iniciativa visou incentivar os pais a levarem os filhos para vacinar, visto que o Dia D é uma ação que ampliou o horário de funcionamento do serviço de saúde em um dia, buscando a acessibilidade da população. O município de Santa Rosa da Serra realizou até uma carreata, com a participação do Zé Gotinha e Maria Gotinha, como estratégia de mobilização.

Alguns municípios como João Pinheiro, Matutina e Patos de Minas, usaram ainda a estratégia de vacinação extramuros – ou seja, fora e além das salas de vacinação tradicionais, como em praças, salões comunitários e feiras de vendas de produtos orgânicos que possuem grande concentração de pessoas.

A enfermeira do município de Patos de Minas, Jaqueline Nayara Barbosa, conta que, para incentivar a vacinação, a cada dose aplicada, a criança ganha um brinde. “A secretaria de saúde nos enviou brindes como garrafinha com a imagem do Zé Gotinha, bolhas de sabão e balões para incentivar essas crianças a procurarem a se vacinar, mantendo assim o cartão de vacina atualizado” enfatiza Jaqueline Barbosa.

Apesar da Campanha Estadual de Multivacinação ser realizada em novembro, as iniciativas para aumentar a cobertura vacinal dos municípios acontecem ao longo do ano, como cita a enfermeira, Jaqueline Barbosa. “Em Patos de Minas, a gente sempre faz durante o ano todo a busca ativa tanto das crianças como adolescentes das nossas equipes, então a gente tem o cartão espelho de todos aqui no município e a gente faz buscar ativo pelos acessos por meio de telefonema também” finaliza.

Por Thalia Fernandes de Oliveira / Thalia Fernandes Oliveira e Divulgação municípios de Lagamar, Matutina e Santa Rosa da Serra