A Secretaria de Estado de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mobilizou os municípios para a Campanha Estadual de Multivacinação - Vacina Mais Minas - que está sendo realizada no período de 4 a 29 de novembro. Excepcionalmente em 2024, não houve a campanha nacional de multivacinação e a campanha estadual, que contou com o Dia D neste sábado (23/11), visa fomentar e incentivar a vacinação no estado. Foram aplicadas mais de 19 mil doses nos 53 municípios da macrorregião de Saúde Oeste. Os dados foram extraídos da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) até a data de 21 de novembro e são dados parciais.

O Dia D foi realizado como estratégia para chamar a população para colocar em dia o cartão de vacina de crianças e adolescentes. Em Divinópolis, 15 unidades de saúde da família (ESF) funcionaram de 8h às 16h. O vacimóvel, uma estratégia da SES-MG para que municípios possam realizar vacinação extramuros, como em escolas, esteve posicionado na praça do Santuário durante todo o sábado.

 25.11.2024-DiaDVacinação1-Willian Pacheco

A assessora da superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Janaína Passos, frisou que o público-alvo da estratégia são todas as pessoas menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. “Entendendo a importância de aumentar a cobertura vacinal e também de atualizar os cartões vacinais das crianças e adolescentes, a SES-MG preconizou e pactuou com os municípios a realização da campanha no mês de novembro”, destacou a assessora.

Expedita de Aparecida de Oliveira Silva, de 66 anos, aproveitou o Dia D da campanha Vacina Mais Minas para levar seus dois netos, José, de 8 anos, e João, de 6 anos, para serem vacinados na praça do santuário em Divinópolis. Ela expõe a necessidade de se vacinar e se proteger. “Eu trouxe os meus netos para verificar o cartão. Só faltava a vacina da gripe. É importante a vacinação porque ela protege contra doenças que podem ser evitadas. O profissional verificou o cartão e estão todas as vacinas em dia”, disse a avó.

25.11.2024-DiaDVacinação2-Willian Pacheco

A superintendente adjunta da Regional de Saúde de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, ponderou que os municípios foram orientados quanto à campanha, principalmente para que estes mobilizassem a comunidade, em especial as escolas, para aumentar a cobertura vacinal. “Para esta campanha foram realizadas reuniões para explicar aos municípios como ela iria ser operacionalizada. Enviamos um quantitativo maior de doses”, disse a superintendente adjunta.

25.11.2024-DiaDVacinação3-Willian Pacheco

Para o coordenador da Central de imunização do município de Divinópolis, Tércio de Faria Leão, o Dia D é uma estratégia para reforçar o trabalho que o município realiza para aumentar as coberturas vacinais. A equipe de vacinadores do município tem ido às escolas, empresas, comércio para colocar os cartões de vacinação em dia, aumentando significativamente o percentual de cobertura. “Temos hoje, uma equipe itinerante com oito vacinadores, mais dois enfermeiros e temos vacimóvel também com uma equipe composta por seis técnicos e um enfermeiro. As coberturas de imunizantes em menores de um ano estão acima de 90%”, reforçou o coordenador.

Por Willian Pacheco / Foto: Willian Pacheco