As Unidades Regionais de Saúde de Barbacena, Belo Horizonte, Diamantina, Itabira e Sete Lagoas participaram da 1ª oficina do projeto Regionaliza SES, realizada nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, em Belo Horizonte. O evento reuniu as regionais de saúde para promover debates sobre mudanças, desafios e o alinhamento de objetivos no processo de regionalização na Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG).

Organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Subsecretaria de Regionalização, o encontro foi realizado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O objetivo, segundo a equipe da Subsecretaria de Regionalização, foi fomentar discussões estratégicas e realizar atividades interativas para construir um sistema de saúde regional mais integrado e eficiente.

Diretor Maurício Geraldo Marques e subsecretário Renan Guimarães de Oliveira

O subsecretário de Regionalização, Renan Guimarães de Oliveira, que fez a abertura da oficina piloto do projeto Regionaliza SES, explicou que a oficina buscou alinhar os novos processos de trabalho da Coordenação de Regionalização e consolidar as competências do organograma regional. "A proposta com este projeto é nivelar os conhecimentos e alinhar as ações para fortalecer a gestão da saúde pública regional", afirmou.

O diretor da Unidade Regional de Saúde de Itabira, Maurício Geraldo Marques, destacou o evento como um espaço de troca de experiências valioso entre as regionais. "Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por outras regionais e, assim, padronizar os processos de trabalho entre as unidades. Isso é fundamental para aprimorar a qualidade dos nossos processos no território atendido pela Unidade Regional de Itabira", enfatizou.

Na mesma linha, o diretor da Unidade Regional de Barbacena, Renato Soares dos Reis, considerou a oficina uma experiência enriquecedora para a equipe. "Este é um movimento essencial, não apenas para aprofundarmos competências e produtos, mas também para trocar experiências com outras unidades regionais de saúde. A regionalização é um processo diversificado; o estado é grande, e cada regional possui características únicas, mesmo dentro do mesmo setor e núcleo", destacou.

Oficna Regionaliza SES

O diretor também ressaltou a importância desses encontros para revisar e avaliar os processos de trabalho, considerando-os cruciais para implementar a nova resolução, que traz desafios significativos para todas as unidades regionais de saúde.

A oficina
No primeiro dia da oficina do projeto Regionaliza SES, os participantes aprofundaram o conhecimento sobre o histórico, as transformações e o status atual do processo de regionalização da saúde em Minas Gerais. Além disso, discutiram as perspectivas futuras do setor, analisando desafios e possibilidades de avanços.

O segundo dia foi marcado pela apresentação de produtos e atividades das coordenações, seguido de um quiz interativo, que permitiu aos participantes consolidar conceitos e funções abordados ao longo do evento.

O evento foi estruturado em três etapas principais. A primeira etapa focou no nivelamento conceitual da lógica de atuação regionalizada, abordando os reflexos na estrutura organizacional e nos processos de trabalho das Unidades Regionais de Saúde (URS). A segunda etapa destacou os fluxos de formulação, cadastro, adesão e monitoramento de políticas de saúde, detalhando as responsabilidades específicas de cada unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Por fim, a terceira etapa promoveu discussões técnicas sobre os produtos das Unidades Regionais de Saúde (URSs), resultando na construção de uma proposta de vocação por setor.

As assessoras da Subsecretaria de Regionalização, Caroline Larissa de Castro e Camilla Teixeira da Silveira, que conduziram parte das atividades, anunciaram a realização de mais seis rodadas de oficinas, programadas para ocorrer nos municípios de Juiz de Fora, Divinópolis, Montes Claros, Alfenas, Governador Valadares e Uberlândia.

“Com essas ações, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça seu compromisso com a melhoria contínua da gestão da saúde pública, promovendo maior integração entre as regiões e fortalecendo a eficiência no atendimento à população”, finalizou a Assessora da Subsecretaria de Regionalização, Camilla Teixeira da Silveira.

Por Flávio A. R. Samuel / Fotos: Flávio A. R. Samuel