A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) divulgou hoje, 19/11, a lista dos profissionais de saúde selecionados para realização do curso Tratamento para Cessação do Tabagismo. Entre 29 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora foram selecionados 138 profissionais de saúde.

Segundo a ESP, o curso é voltado para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) habilitados para oferta do tratamento do tabagismo, que tenham nível superior nas seguintes formações: médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, odontólogo ou fonoaudiólogo.

Imagem: FREEPIC

O município de Bocaina de Minas, com pouco mais de 5 mil habitantes, terá uma representante. A coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Monique Camargo, acredita que será uma oportunidade para implementação de um grupo de tratamento de tabagismo. “Já estava nos planos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criar um grupo. Agora, com o curso, vai nos ajudar demais”, detalha Monique.

A coordenadora ainda acrescenta que “alguns pacientes já fazem acompanhamento, mas de forma individual, com a psicóloga”, afirma.

 

O curso

O curso terá carga horária de 72 horas divididas em três módulos.  E o início das aulas da primeira turma, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está previsto para 21/11.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Os benefícios de parar de fumar chegam em poucos minutos:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.

  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

  • Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer.

A lista completa dos profissionais selecionados pode ser conferida no link: 

https://drive.google.com/file/d/1Feuos6zNk_AAtiVM_illla_lwOvLDTDp/view

Por Jonathas Mendes