A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participou, no período de 11 a 13 de novembro, do evento Integração em Foco com toda a equipe da rede SUS do município de Itajubá sobre a Assistência Farmacêutica Municipal e seus processos no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi promovido pela Prefeitura Municipal de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Departamento de Assistência Farmacêutica, e visou apresentar os serviços farmacêuticos implantados no município, divulgar a atualização da relação municipal de medicamentos essenciais e os fluxos dos serviços assistenciais farmacêuticos disponíveis.
Segundo a farmacêutica coordenadora de assistência farmacêutica de Itajubá,Karina da Costa Sassi Bortoloti, o objetivo do encontro foi integrar estas ações com toda a equipe da rede SUS do município, garantindo assim a adesão e o acesso dos usuários em todas as atividades ofertadas pela Assistência Farmacêutica municipal e terapia medicamentosa, fortalecendo assim toda a Assistência Farmacêutica local.
Dezesseis municípios enviaram profissionais de saúde e farmacêuticos para o evento que, no total, contou com 300 participantes que incluíram também médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas, assistente social, coordenadores da saúde, membros da comissão de farmácia e terapêutica, entre outros.
De acordo com o coordenador de Assistência Farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, Daniel Pereira, o evento Integração em Foco destacou-se pela oportunidade de multiplicação de conhecimento e de experiências, haja vista a participação de profissionais de outros municípios da região que poderão replicar as atividades desenvolvidas em Itajubá nas cidades onde atuam. “A iniciativa também fortalece a Assistência Farmacêutica no município, promovendo saúde e garantindo acesso à população aos medicamentos e insumos de forma racional por meio dos protocolos apresentados durante o evento", concluiu.
Foram abordados diversos temas de relevância municipal no Integração em Foco, iniciando pelos locais de atuação dos profissionais farmacêuticos no município, que somam 19 profissionais atuantes nas Farmácias de Minas, farmácias das Unidades de Saúde, Unidades Dispensadoras de Medicamentos do Centro de Apoio e Prevenção CAP/IST-Aids e Hepatites Virais, Vigilância Sanitária e Central de Abastecimento Farmacêutico.
Também estiveram na pauta a explicação dos Componentes da Assistência Farmacêutica, locais de acesso aos medicamentos, legislações farmacêuticas para as prescrições de medicamentos bem como a explicação de todos os protocolos de medicamentos e insumos padronizados no município, na qual conta também com protocolos de prescrição farmacêutica para medicamentos isentos de prescrição.
"A integração foi relevante para nortear e direcionar a implantação no nosso município com a apresentação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), dos Protocolos de Acesso aos medicamentos, bem como de Dispensação e Prescrição, porque irão garantir a padronização e a qualidade dos serviços ofertados”, pontuou Laís Carneiro, farmacêutica de Paraisópolis .
Farmácia de Minas em Itajubá
O município possui duas farmácias de Minas, sendo uma convencional e também uma Unidade Integrada que atua na Política de Descentralização da Assistência Farmacêutica, facilitando assim o acesso dos usuários aos medicamentos do Componente Especializado, sendo também um tema de grande relevância abordado.
Além disso, o município conta com uma Comissão de Farmácia e Terapêutica atuante desde 2017, contemplando também um dos assuntos desta integração, na qual se permitiu apresentar a atuação desta comissão e suas atribuições na assessoria da gestão municipal, bem como critérios de seleção de medicamentos no município.
Foi divulgada também a versão atualizada da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, criada nos moldes da Relação Nacional, cuja apresentação indica os medicamentos selecionados por ordem alfabética e também sua classificação por grupo terapêutico, locais de acesso, assim como a listagem detalhada de todas as inclusões, exclusões e alterações em relação à versão anterior. Trata-se de um importante documento norteador das prescrições no SUS no município que pode ser consultado no endereço eletrônico itajuba.mg.gov.br/remume
O município de Itajubá foi selecionado por meio do Edital SCTIE/MS nº 2/2019 para implantação do programa Farmácia Viva, instituído pelo Ministério da Saúde (MS), no âmbito do SUS, como um modelo de farmácia no contexto da Assistência Farmacêutica nacional. Esse modelo abrange todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais. Assim, em fase final de implantação, distribuirá preparações extemporâneas, cremes e tinturas de plantas selecionadas para os usuários do SUS do município incorporando às ações que já existem como aquisição de fitoterápicos da Relação Nacional de Medicamentos (Rename).
Itajubá ainda conta com o apoio da Secretaria da Agricultura e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de laboratório com manipulação própria e adequada às legislações. O programa é coordenado pela farmacêutica Gabriella Guimarães e está em fase final de implantação.