Para promover a atualização do cartão de vacinas de todas as crianças e adolescentes mineiros menores de 15 anos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, entre os dias 4 e 29 de novembro, a campanha estadual de multivacinação Vacina Mais Minas Gerais. A iniciativa objetiva aumentar as coberturas vacinais para reduzir o risco de introdução ou disseminação de doenças imunopreveníveis no estado.

Todos os 31 municípios da Gerência Regional de Saúde de Ubá aderiram à estratégia e estão empreendendo ações no período, contando com 109 serviços especializados em imunização abertos nos horários normais, de segunda a sexta-feira, e com a programação especial do Dia D Estadual marcado para 23 de novembro (sábado). Confira os locais de horários do Dia D clicando aqui.

14.11.2024-Vacinação Ubá-Divulgação de SMS Muriaé

Disponibilidade de vacinas
Para a realização da campanha, a SES-MG reabasteceu os municípios e entre as vacinas disponibilizadas estão a tríplice viral, hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e covid. A vacina contra varicela, embora faça parte do calendário de rotina desse público, no momento não está disponível em Minas Gerais devido ao envio insuficiente de doses pelo Ministério da Saúde (MS), e a SES-MG aguarda nova remessa de doses do imunizante nos próximos meses.

Uma das vacinas que a SES-MG espera que tenha ampliação de cobertura é a da dengue. “Crianças de 10 a 14 anos são o público-alvo da vacina contra a dengue. Estamos nos aproximando do período endêmico e os pais e responsáveis precisam garantir proteção aos seus filhos, pois corresponde a uma faixa etária sensível para os agravos e sequelas da doença”, salientou Wallan McDonald, referência técnica em Imunização da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá.

Wallan destacou que um diferencial desta campanha de multivacinação é a participação das referências municipais de mobilização social, que contribuem reforçando a estratégia comunicacional. “Tenho recebido muitos feedbacks positivos dos municípios sobre essa aproximação com o setor de comunicação e mobilização social, pois precisam desse apoio para atingir um grande número de pessoas e conseguirem a adesão e, por consequência, um bom índice de cobertura vacinal”, disse Wallan.

Divulgação e planejamento
Thais Jabor, referência técnica em Imunização de Muriaé, explica como o município se prepara para a Campanha Estadual de Multivacinação. “Estamos em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reforçando a divulgação das datas e das informações relacionadas à campanha, inclusive por meio dos agentes comunitários de saúde”, contou Thais.

“Estivemos com ponto de vacinação no Dia D das arboviroses também, quando vacinamos contra a gripe, covid e dengue. Nosso objetivo é que pais, mães e responsáveis possam se organizar para trazer suas crianças e adolescentes ao centro de saúde que já está preparado para recebê-los”, reforça a enfermeira.

Por Keila Lima / Foto: Divulgação de SMS Muriaé