O Dia D de combate ao Aedes foi realizado no último sábado, 9 de novembro, nos municípios atendidos pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano. Foram realizados atendimentos em residências para orientação; blitz de conscientização; eliminação dos focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya; ações educativas nas escolas; panfletagem; tendas educativas com orientações sobre larvas e ciclo do mosquito; entre outras ações.

No total, foram realizadas ações em 22 municípios atendidos pela regional, sendo eles Timóteo, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Dom Cavati, Vermelho Novo, Naque, Santa Bárbara do Leste, Inhapim, Ubaporanga, Piedade de Caratinga, São Sebastião do Anta, Joanésia, Iapu, Belo Oriente, Santa Rita de Minas, Antônio Dias, Mesquita, Bom Jesus do Galho, Periquito, São Domingo das Dores e Córrego Novo.

14.11.2024-Dia D 1-Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde do município de Joanésia, Vinicius Désio Dos Santos, o trabalho de vários setores reforça a importância de realizar as mobilizações. “Essa mobilização teve a participação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), Vigilância Sanitária e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Dos temas orientados, observaram-se o interesse dos moradores de perguntar sobre a febre oropouche. Por se tratar de uma doença nova no município, muitos moradores mostraram-se surpresos quando ficaram sabendo”, destacou.

Segundo Tialis Delesporte Amaro, coordenador de Zoonoses e Arboviroses de Piedade de Caratinga, o município realizou a blitz educativa com tema dengue. “Distribuímos panfletos, abordamos os cuidados para se evitar a criação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti em suas residências e como se proteger. Tivemos uma ótima receptividade da população com o evento. Todos salientaram a importância da realização da mobilização e demonstraram preocupação com o período de chuvas que se inicia", relatou.

14.11.2024-Dia D 2-Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

Em Belo Oriente, Vanderlei Leocádio Pereira, referência em Arboviroses do município, destaca que o movimento de combate e prevenção às arboviroses teve um efeito positivo no município. “Por meio da panfletagem nos comércios do centro da cidade, conseguimos uma parceria muito importante com os profissionais desses estabelecimentos, orientando-os a replicar as orientações recebidas da equipe de endemias para os funcionários e clientes. Quanto ao mutirão de limpeza, conseguimos eliminar inúmeros reservatórios que, possivelmente, seriam potenciais focos. Foram eliminados também focos larvários e alguns foram tratados”, detalhou.

A referência técnica ressaltou ainda que a população foi orientada, por meio de carro de som, a descartar os reservatórios maiores para fora das residências para que a empresa de limpeza pública fizesse o recolhimento na semana seguinte. Por meio da divulgação nas redes sociais foi possível chamar a atenção da população quanto aos riscos de epidemia por arboviroses, que são doenças como dengue, zika e chikungunya.

As ações contra as arboviroses seguem em todos os municípios que fazem parte da macrorregião de Saúde Vale do Aço, principalmente no período de calor e chuvas que são propícios para a proliferação do mosquito.

Por Gabriel Barroso - Estagiário sob supervisão / Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano