Os 37 municípios compreendidos no território da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora estão recebendo o primeiro monitoramento dos Planos Municipais do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (PMISEVS). Nesta terça-feira (13/11), seis municípios passaram pelo monitoramento de forma individual. O plano municipal possibilita que os municípios planejem e executem ações de vigilância de acordo com suas realidades locais, considerando suas particularidades e necessidades. Além disso, ele otimiza o uso de recursos e a efetividade das ações de vigilância, assim contribui para melhores resultados na saúde municipal.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da regional de Juiz de Fora, Schirley Santana Medeiros, o primeiro monitoramento está sendo um “momento de aproximação e reorientação para os municípios”, comentou.
Dentro do plano são monitoradas as ações programadas pelos municípios na política de fortalecimento da Vigilância em Saúde. Neste contexto estão envolvidos os eixos de Vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, laboratorial, além de emergências em saúde pública e saúde do trabalhador.
Para o monitoramento estão sendo realizados encontros entre representantes de cada município e as referências técnicas dos núcleos de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, da Regional Juiz de Fora.
“Os municípios trazem a documentação comprobatória e podem tirar qualquer dúvida com as referências”, explica Schirley. Ao todo, serão três monitoramentos. O próximo está previsto para fevereiro de 2025.
Após os monitoramentos serão apurados, ainda em 2025, os resultados da implantação do programa VigiMinas.
O plano municipal
O plano municipal é o instrumento utilizado para organizar e orientar a etapa de implementação do Serviço Estadual de Vigilância em Saúde.
A elaboração do PMISEVS foi realizada a partir da disponibilização de quadros para preenchimento do município.
O Plano Municipal de Implementação do SEVS-MG leva em conta a população como um fator importante para definir as atribuições de cada município. Quanto maior o tamanho do município, mais atribuições ele tem e essas se tornam mais complexas. O monitoramento faz parte de uma das etapas do programa Vigiminas.
O VigiMinas
Lançado em julho de 2022, o VigiMinas é um programa que visa estimular o planejamento, a gestão e a execução das ações de Vigilância em Saúde desenvolvidas pelo Estado e Municípios. O objetivo deste programa é implementar o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (SEVS-MG), a fim de promover maior articulação e ampliar a eficiência das ações de Vigilância em Saúde.
Os dois municípios mais populosos da Regional, Juiz de Fora e Santos Dumont, serão monitorados no próximo dia 18 de novembro.