Seguindo o movimento Minas Unida Contra o Mosquito, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 25 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizaram ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, no sábado, 09/11, data que marcou o Dia D do movimento em todo o estado. 

Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo fizeram ações. Entre elas, brincadeiras com crianças, teatro, carreatas, blitz educativas, visitas domiciliares, mutirões de coleta de material inservível, conversas com feirantes e comerciantes, além de atividades nas unidades de saúde.

Equipe de Conceição das Alagoas nos trabalhos de mobilização do Dia D - Foto: SMS Conceição das Alagoas

Em Uberaba, município polo da macrorregião de Saúde Triângulo Sul, o ponto de encontro da mobilização do Dia D foi no Bairro Gameleiras, com blitz educativa, panfletagem e mutirão, mas as ações se estenderam também ao longo de toda a semana, para os bairros Jardim Santa Clara, Chica Ferreira, Parque das Américas, Jardim Itália e Valim de Melo I e II. Conforme os resultados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), o Bairro Gameleiras apresentou um índice de positividade de 9,84%, principalmente em depósitos móveis, como vasos de planta, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, fontes ornamentais e outros objetos.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, Matheus Assumpção, o Dia D foi realizado por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, com objetivo de “engajar a população no enfrentamento da dengue e conscientizar sobre medidas para colaborar com as ações do poder público e gerar uma proteção coletiva”, afirmou.

Mutirão em Limeira do Oeste no Dia D - Foto: SMS Limeira do Oeste

A superintendente regional de saúde de Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, lembrou que o Estado de Minas Gerais passou por uma grande epidemia no início deste ano, e o Dia D foi criado para evitar que o mesmo aconteça em 2025. Todos os municípios foram mobilizados e incentivados a participar, e receberam repasses financeiros do Governo de Minas para garantir as ações de prevenção e combate ao mosquito nesse período chuvoso. Segundo a superintendente, “é muito importante que a população entenda que é preciso estar vigilante e ter constância na verificação de possíveis focos de mosquitos em suas residências, no trabalho e em locais públicos, já que as chuvas e o calor intensos dessa época, são ideais para sua proliferação e uma simples tampinha de garrafa pode se tornar um criadouro”.

Minas Gerais registrou 1.337.294 casos confirmados e 1.091 óbitos confirmados por dengue, além de 142.722 casos confirmados e 113 óbitos confirmados por chikungunya, em 2024. Na região Triângulo Sul, que compreende os 27 municípios da SRS Uberaba, foram 24.355 casos confirmados e 24 óbitos por dengue, e 1.091 casos confirmados e 6 óbitos confirmados por chikungunya, em 2024.

 

 

Por Sara Braga