O período chuvoso chegou, e com ele aumentam os casos de dengue e chikungunya, doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Para reduzir a incidência dessas doenças, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) incentivou as secretarias municipais de Saúde para que promovessem o Dia D, em 9/11, a fim de conscientizar a população sobre a importância de não deixar água parada. Sete municípios da região de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia realizaram ações de mobilização social no sábado.

Segundo o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, a SES-MG vem realizando capacitações, investindo em drones para mapear e tratar os locais de difícil acesso, e em ações de vigilância e assistência, como também de mobilização social, que é vista como a principal aliada no combate às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e oropouche). “É importante que todos sejam parceiros da saúde. Estamos entrando no período sazonal dos casos dessas doenças”, lembrou Marcelo. “A comunidade deve abrir as portas para receber os agentes de saúde que fazem as ações de mobilização e controle de combate ao Aedes aegypti. Grande parte dos focos estão nos imóveis, e eliminando os criadouros, evitaremos casos e mortes pelas doenças”, destacou o superintendente.

Reciclar é preciso

A parceria saúde e meio ambiente no município de Indianópolis começou durante a semana, e envolveu os alunos das escolas municipais e estaduais. No sábado, ao levarem os materiais recicláveis (papel, vidro, plástico e alumínio) para a praça, as crianças aprendiam que a separação do lixo deve ser um ato contínuo, preserva o meio ambiente, evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti e ainda concorriam a prêmios. Para a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adarlei da Silva Borges, a ação foi um sucesso, pois “juntos podemos fortalecer a coleta seletiva, gerar recursos financeiros para os colaboradores da associação de catadores, e trabalhar com as crianças a educação ambiental”, frisou Borges.

Lugar de lixo é no lixo

Em Monte Alegre de Minas, ao longo da semana, de 4 a 8/11, em parceria com a Secretaria Municipal de Estradas, a equipe de saúde realizou o mutirão. No sábado, 9/11, houve uma blitz educativa, e Ana Paula Pereira de Abreu, empresária, foi uma das pessoas que recebeu as orientações e ganhou uma sacola veicular. Ela ressaltou que são ações simples, mas que fazem toda a diferença. “Faz parte da nossa consciência. Se cada um fizer um pouquinho, a gente consegue eliminar o mosquito. Não adianta fazer cobranças aos órgãos competentes, se nós não fazemos a nossa parte. Vamos voltar para os nossos quintais para acabar com essa doença terrível”, finalizou Abreu.

Coloque seu cartão de vacina e do seu bichinho em dia

Além de conhecer um pouco mais sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor das arboviroses e dicas para eliminar os criadouros e proteger a família, os participantes da Feira da Saúde em Coromandel, tiveram a oportunidade de adotar animais com a Associação Protetora dos Animais (APA) Coro e colocar a vacinação dos seus próprios cães e gatos em dia. O Zé Gotinha e sua equipe também estavam presentes para a atualização da caderneta vacinal e as crianças se divertiram nos brinquedos.

A ação multisetorial na praça mobilizou muitas pessoas, mesmo com o tempo nublado. A presidente da APA Coro, Ângela Beatriz, afirmou que o Dia D é muito importante para o município e para a Organização Não Governamental. “É um evento sensacional e muito bem organizado. Temos a oportunidade de dar um novo lar aos animaizinhos, e em parceria com a saúde, proteger todos os pets com a vacina antirrábica”, disse a presidente da APA Coro.

Mais sobre o Dia D e cenário epidemiológico regional

Em Patrocínio, a mobilização foi no bairro Serra Negra. Em Monte Carmelo, mais de 1,6 mil imóveis dos bairros Campestre, Montreal, Santa Rita, Santo Agostinho, Distrito Industrial, Lagoinha, além do Residencial Cardoso Naves, foram mobilizados. No município de Prata, 4,5 mil moradores do bairro Primavera receberam a intensificação das ações de controle vetorial. E em Nova Ponte, a equipe concentrou esforços no centro da cidade, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, para mobilizar a população local.

Nos 18 municípios que compõem a SRS Uberlândia, neste ano, dados considerados até 4/11/2024, foram registrados 50.494 casos confirmados de dengue, e 30 óbitos pela doença. Foram confirmados 9.519 casos confirmados de chikungunya, sendo 6 mortes por esta doença.

 

Por Lilian Cunha e Vitória Caregnato (estagiária sob supervisão), com colaboração das Secretarias Municipais de Saúde da região