A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas realizou, nesta terça-feira e quarta-feira (15 e 16/10), mais uma etapa das oficinas de capacitação do Projeto Regula Visa 24h, uma iniciativa voltada para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde no território da Unidade Regional de Saúde (URS). As oficinas abordaram temas fundamentais como a organização dos espaços físicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS), requisitos de boas práticas no funcionamento desses serviços, segurança do paciente e normas para a organização e funcionamento de serviços de urgência e emergência.

O projeto tem como objetivo capacitar as equipes e garantir a adequação dos serviços ao sistema oficial, contribuindo diretamente para a melhoria da saúde da população que utiliza os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Durante a apresentação, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), Glaúcia Maria de Paula Lopes, destacou a importância de manter o sistema de informações sobre as estruturas físicas e o perfil dos estabelecimentos de saúde sempre atualizados. "Precisamos coletar e atualizar os dados para que o sistema esteja alinhado com a realidade dos municípios, permitindo que as vistorias sejam realizadas da melhor forma possível, garantindo a segurança dos pacientes", afirmou. Além disso, Lopes destacou a realização de inspeções ampliadas para assegurar que os serviços de saúde estão adequados às normas vigentes.

17.10.2024-Regula Visa 24h 1-Nayara Souza

O evento também abordou o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência, destacando a necessidade de verificar se os profissionais estão devidamente capacitados para atuar nesses setores críticos. As atividades realizadas pelas unidades devem estar em conformidade com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), sendo o pronto atendimento considerado um serviço de urgência.

A coordenadora Glaúcia Lopes ainda ressaltou a importância de uniformizar as práticas de inspeção sanitária realizadas tanto pelas vigilâncias municipais quanto pela estadual. A participação ativa dos gestores municipais e estaduais nesse processo foi destacada como uma oportunidade de aprendizado e fortalecimento do sistema de saúde.

17.10.2024-Regula Visa 24h 2-Nayara Souza

O diretor regional de saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, complementou ao afirmar que a capacitação das equipes de Vigilância Sanitária é essencial para garantir o cumprimento correto das normas técnicas. "A utilização adequada do CNES está diretamente ligada à qualidade dos serviços prestados à população", ressaltou Teixeira. Ele também destacou a importância do aperfeiçoamento das equipes de atenção primária, que são a porta de entrada da população para os cuidados básicos de saúde.

Por Nayara Souza / Fotos: Nayara Souza