As regionais de saúde de Passos e Alfenas participaram de uma oficina promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a elaboração do Plano de Ação do Programa SUS Digital na macrorregião de Saúde Sudoeste. O evento foi realizado no dia 14/10, de forma virtual, com participação do Grupo de Trabalho (GT) Saúde Digital das superintendências das Regionais de Saúde de Passos e Alfenas e representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) da abrangência das duas unidades regionais.

O objetivo do plano é mapear e definir as iniciativas prioritárias de saúde digital que serão implantadas na macrorregião. Para isso, as ações serão desenvolvidas em três eixos: “Cultura de saúde digital”, para formação e educação permanente em saúde; “Soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; e “Interoperabilidade”, para análise e disseminação de dados e informações de saúde.

A oficina do Plano de Ação Saúde Digital foi realizada por meio virtual

Segundo a superintendente da Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, com o SUS Digital, o sistema de saúde acompanha a evolução da tecnologia da comunicação, utilizando ferramentas e soluções inovadoras para enfrentar os crescentes desafios da saúde pública. “Cabe ainda lembrar, que no Brasil, iniciativas como o Programa SUS Digital e a Estratégia Meu SUS Digital são vitais para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avalia. “Tais iniciativas têm em vista promover a inovação, integrar dados de saúde em nível nacional e estadual e apoiar a tomada de decisões clínicas e de gestão, oportunizando um atendimento eficiente e de qualidade para o cidadão”, acrescentou.

Conduzida pela equipe da Assessoria Estratégica da SES-MG, a oficina foi uma das etapas para a construção do Plano de Transformação da Saúde Digital na macrorregião. O GT Saúde Digital é o responsável pelas contribuições e percepções macrorregionais ao plano de ação, adequando as propostas estaduais às características e realidades locais.

Segundo a líder do GT da macro Sudoeste, Vanessa Aparecida de Assis, o Programa SUS Digital irá ampliar o acesso dos cidadãos às ações e serviços de saúde na macrorregião, promovendo a qualificação da assistência e facilitando o trabalho dos profissionais no atendimento aos usuários. “Para isso, tem sido fundamental e decisiva a participação dos gestores municipais, que encaminham as contribuições locais para o plano, através do Cosems”, disse.

A etapa terá prosseguimento na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite da Macrorregião Sudoeste (CIB Macro), onde será dada ciência do Plano de Ação SUS Digital da Macro Sudoeste. Depois deverá ser pactuado na CIB Estadual para posterior regulamentação pelo Ministério da Saúde (MS) em portaria específica sobre financiamento, acompanhamento, avaliação e prestação de contas.

Para a representante da SRS Alfenas no GT, Silnes Helena Marçal, a oficina foi uma oportunidade bem aproveitada para o grupo conhecer as experiências dos municípios e receber contribuições para a consolidação dessa etapa inicial. “Inclusive uma das ações colocadas pelo município de Cabo Verde vai entrar no plano macrorregional. Foram oficinas muito boas por isso. A gente pode conhecer as realidades do município e, também, para o Estado colocar o que é a proposta do SUS Digital”, disse.

Por Enio Modesto / Foto: Ascom Superintendência Regional de Saúde de Passos