A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) concluiu, nesta sexta-feira (11/10), o evento Maiss Acesso, uma iniciativa que, ao longo de dois dias, reforçou a importância do empenho coletivo e da melhoria dos processos de trabalho para ampliar a utilização dos serviços de saúde pela população. Realizado em parceria com o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica (Inaff), o evento buscou evidenciar a necessidade de inovação e integração para superar os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura contou com a presença de autoridades como Juliana Ávila, subsecretária de Acesso a Serviços de Saúde da SES-MG, Camila Castro, subsecretária de Redes de Atenção à Saúde, Renan Oliveira, subsecretário de Regionalização, e Marina Cury, chefe de gabinete da SES-MG. O primeiro dia do evento foi dedicado à discussão sobre os desafios de acesso aos serviços de saúde, como a integralidade da assistência, a organização do fluxo de atendimento e a comunicação eficaz entre os atores do sistema de saúde.

2024.10.14 - Maiss Acesso2-Eduardo Medeiros

No último dia, o foco foi voltado para as estratégias inovadoras em saúde, com a apresentação das diretrizes para o Planejamento Tático da Subsecretaria de Acesso a Serviços de Saúde para os anos de 2024 e 2025, além de projetos internos que visam fortalecer o acesso universal ao SUS.

O Maiss Acesso reuniu representantes do nível central e regional da SES-MG, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e do Ministério da Saúde(MS). Uma das principais propostas do evento foi reforçar os princípios do SUS, buscando uma maior universalização dos serviços e a integração da rede de saúde, além de avançar na comunicação com os usuários.

Reconhecimento Regional
Durante o evento, houve momentos de reconhecimento e homenagem aos profissionais que se destacaram no fortalecimento do acesso à saúde. Leila Faria, coordenadora de Acesso a Serviços de Saúde (Cases), recebeu um certificado de reconhecimento por sua contribuição histórica, homenageando sua dedicação e notável impacto no fortalecimento do acesso à saúde. Sua atuação foi destacada como essencial para o avanço e integração dos serviços de saúde em Minas Gerais.

Para Leila Faria “este reconhecimento simboliza muito mais que uma conquista pessoal, ele reflete o imenso trabalho árduo e a dedicação de toda a equipe da Cases Regional. Agradeço à direção da GRS/Unaí por acreditar em meu trabalho e por proporcionar um ambiente onde a inovação e a excelência são incentivadas”.

Leila Faria e José Juliano Espíndula com seus certificados de reconhecimento

O dirigente da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, José Juliano Espíndula, também foi homenageado na categoria Visão de Futuro na Coordenação de Assistência Farmacêutica, em reconhecimento à sua capacidade de inovação e proatividade. Seu trabalho tem sido crucial para impulsionar o acesso a serviços de saúde e insumos na região, reforçando o compromisso de Minas Gerais com a saúde pública de qualidade.

Para José Juliano “receber esta homenagem é uma honra, mas ela pertence a todos os servidores da GRS de Unaí, que trabalham incansavelmente para garantir saúde de qualidade à nossa população. Em uma região extensa e com baixa densidade populacional, enfrentamos grandes desafios. Por isso, buscamos constantemente inovações que melhorem o acesso aos serviços de saúde e insumos, sobretudo nas áreas mais remotas”. Ele completou dizendo que este reconhecimento é um incentivo para que continuem focados em soluções que realmente façam a diferença na vida das pessoas, sempre em alinhamento com as políticas públicas de Minas Gerais.

O evento Maiss Acesso foi um marco para a SES-MG, consolidando avanços e inspirando novas iniciativas para a gestão da saúde no estado.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Fotos: Eduardo Medeiros