Profissionais de saúde dos municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estão participando, nos dias 14 e 15/10, do II Seminário Macrorregional de Arboviroses, em Varginha. Os seminários são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para preparação das regiões de saúde do Estado para o período sazonal das Arboviroses de 2024/2025. Nos dois dias de seminário, gestores municipais de saúde, coordenadores de Vigilância, Atenção Primária e hospitalar, além de médicos e enfermeiros atuantes na saúde pública dos municípios serão capacitados acerca do contexto epidemiológico e assistencial das arboviroses na região.

Com foco nas ações preparatórias para subsidiar o planejamento dos municípios, a equipe do Nível Central da SES/MG esteve compondo o hall de palestrantes do evento, juntamente às referências da SRS Varginha dos eixos envolvidos no trabalho de combate às arboviroses. Atualizações sobre o cenário epidemiológico, planos de contingência e comitês municipais, controle vetorial, vigilância de casos e óbitos, organização da assistência e mobilização social, bem como a vigilância laboratorial foram os temas abordados no primeiro dia de seminário.

Foto: Tânia Corrêa - SRS Varginha

O superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, compôs a mesa de abertura ao lado do coordenador de Vigilância em Saúde da SRS, Demétrio Junqueira, do secretário municipal de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira, além da presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-Varginha), Teresa Cristina Rabelo, e da primeira palestrante do evento, Marcela Lencini Ferraz, diretora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Imunização, da SES-MG. “Esse trabalho junto a SRS e municípios é de fundamental importância para que tenhamos maior segurança e alinhamento nas ações de planejamento e execução dos serviços de saúde no período sazonal e ao longo de todo o ano”, afirmou Marcela.

A expectativa da equipe organizadora do evento é de orientar as equipes municipais e oferecer suporte para o planejamento de ações em tempo hábil para garantir que sua execução seja alinhada e fortalecida frente ao período sazonal que se aproxima.

“O cenário epidemiológico da dengue em Minas ainda é de alerta, exigindo dos gestores e trabalhadores do setor saúde um trabalho antecipatório de preparação do Sistema em suas diversas ações de enfrentamento às arboviroses. Dessa forma, os dois dias do Simpósio visam subsidiar estes para o próximo período sazonal que se apresenta num futuro próximo, garantindo saúde de qualidade ao cidadão mineiro, não permitindo a ocorrência de óbitos que, no caso da dengue, são evitáveis”, afirmou Luiz Paulo Riceputi.

Por Tânia Corrêa